Covid -19

Vídeo com falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 não é de Arapiraca

O caso foi registrado, na verdade, na cidade de Jacareí, em São Paulo; a profissional foi afastada

Por 7 Segundos 24/03/2021 17h05 - Atualizado em 24/03/2021 17h05
Vídeo com falsa aplicação de vacina contra a Covid-19 não é de Arapiraca
O vídeo foi gravado, na verdade, na cidade de Jacareí-SP - Foto: Reprodução

Um vídeo tem circulado pelos grupos de WhatsApp de Arapiraca e mostra uma profissional de saúde que não aplica a vacina em uma idosa. As imagens são de outra cidade, mas são compartilhadas como sendo na Capital do Agreste alagoano.

Ao receber o vídeo em diversos grupos, o Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, que prontamente ratificou se tratar de uma fake news.

Nas imagens dá pra ver uma caixa térmica de isopor amarela. “Em Arapiraca, os profissionais que trabalham na vacinação utilizam caixas térmicas vermelhas, devidamente identificadas e com um termómetro que mostra a temperatura de condicionamento dos imunizastes”, informou a assessoria.

Além da caixa térmica, as seringas utilizadas pela profissional que aparece no vídeo também é diferente das utilizadas em Arapiraca.

Por não corroborar com a propagação de informações falsas, o Portal 7 Segundos resolveu não divulgar o referido vídeo.

Conduta responsável

Em Arapiraca, os profissionais de saúde que atuam diretamente com a vacinação seguem um rigoroso protocolo para evitar esse tipo de fraude.

O profissional responsável pela aplicação realiza todo o procedimento em frente ao idoso a ser vacinado ou ao seu acompanhante, mostrando a seringa cheia e, imediatamente após a aplicação, também mostra ela vazia.

Caso registrado em Jacareí

Fazendo uma breve pesquisa pela internet, o Portal 7 Segundos apurou que caso do vídeo que tem circulado pelos grupos de WhatsApp de Arapiraca foi registrado, na verdade, na cidade de Jacareí, em São Paulo.

A prefeitura da cidade paulista, ao tomar conhecimento do caso, afastou imediatamente a auxiliar de enfermagem, que havia sido contratada em caráter temporário.

Em nota, a Prefeitura de Jacareí informou que está tomando todas as outras medidas cabíveis, inclusive encaminhando o caso para investigação policial.

“Quanto à idosa que foi vítima deste ato lamentável e inaceitável da auxiliar de enfermagem, a Secretaria de Saúde de Jacareí informa que ela já foi localizada, retornou ao posto de vacinação e recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, diz trecho da nota.