Arapiraca

Sobrecarregados, funcionários de hospital em Arapiraca reclamam de atrasos no salário

Atraso no repasse da prefeitura teria provocado crise financeira no hospital

Por 7Segundos 19/03/2021 07h07 - Atualizado em 19/03/2021 07h07
Sobrecarregados, funcionários de hospital em Arapiraca reclamam de atrasos no salário
Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Assessoria

O trabalho na linha de frente da Covid-19 não é fácil, ainda mais para os trabalhadores que não sabem quando o próximo salário vai cair na conta e que vê os boletos acumulando sem ter como pagar. Essa é a situação que os funcionários do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho estão vivendo atualmente.

Todas as semanas, o 7Segundos recebe relatos de trabalhadores, profissionais da saúde, ou funcionários da área administrativa do hospital, pedindo ajuda para denunciar a situação. “Gostaria de fazer um apelo, porque não sei mais a quem recorrer. A gente já trabalha com o psicológico afetado por conta da pandemia, mesmo não trabalhando diretamente com os pacientes com Covid, e sem receber o salário em dia é difícil trabalhar motivada”, afirma uma funcionária, em uma das mensagens enviadas recentemente.

O último salário recebido pelos trabalhadores do hospital foi referente ao mês de janeiro. O salário de fevereiro, que deveria ter sido pago até o quinto dia útil de março - de acordo com os trabalhadores - não tem qualquer previsão para ser liberado. “No início do mês chegaram a dizer que o salário seria liberado no dia 12 de março, mas já faz praticamente uma semana e nada até agora. Da parte da direção, é só silêncio”, declarou um outro trabalhador. Segundo ele, tem colega que saiu de férias no final do ano e que também até o momento não recebeu o terço de férias.


Os atrasos nos pagamento dos salários dos funcionários se tornaram constantes desde que a prefeitura de Arapiraca passou a atrasar o pagamento do repasse mensal, no ano passado. O Hospital Regional é mantido por uma sociedade beneficente e, apesar de atender pacientes particulares e conveniados a planos de saúde, a maior parte dos atendimentos é feita pelo sistema público. Por conta disso, é mantida por meio de repasses federais, estaduais e municipais. O pagamento feito mensalmente pela prefeitura de Arapiraca é parte importante no orçamento da unidade hospitalar.

No início de março, vereadores fizeram uma visita técnica ao Hospital Regional e conversaram a respeito da ocupação dos leitos de Covid-19. Na ocasião, a crise financeira também foi discutida na reunião com a direção da unidade. Em sessão, um dos parlamentares declarou que a prefeitura de Arapiraca teria três meses de repasses atrasados ao hospital. A informação não foi confirmada pela prefeitura de Arapiraca.

Enquanto a situação não é resolvida, os trabalhadores seguem divididos entre o cansaço com a rotina pesada de trabalho e a preocupação de não saber como irão conseguir pagar as contas no final do mês. “A gente só não passa necessidade porque tem cartão de crédito, mesmo sabendo que talvez não tenha como pagar a fatura depois”, afirma a funcionária que disse se sentir desmotivada para trabalhar. “A sensação é de que em vez de receber, estou é pagando para trabalhar, porque ainda tenho o custo com combustível, que está cada vez mais caro”, lamenta.

Os nomes dos trabalhadores do Hospital Regional são omitidos nesta matéria porque eles temem sofrer algum tipo de represália por parte de seus superiores.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do hospital e até o fechamento desta matéria não obteve resposta. Assim que o Hospital Regional e a prefeitura de Arapiraca se pronunciarem sobre o assunto, esta matéria será atualizada.