Covid -19

[Vídeo] Antes de proibição de transporte intermunicipal, ônibus seguem superlotados no Agreste

Moradora de Feira Grande gravou viagem de ônibus feita para Arapiraca mostrando vários passageiros em pé

Por 7Segundos 17/03/2021 12h12 - Atualizado em 17/03/2021 15h03
[Vídeo] Antes de proibição de transporte intermunicipal, ônibus seguem superlotados no Agreste
Moradora de Feira Grande flagra superlotação em ônibus para Arapiraca - Foto: cortesia

As aglomerações são hoje o principal desafio das autoridades na tentativa de frear o avanço da transmissão do coronavírus. O governador Renan Filho (MDB) deixou isso bem claro, na tarde de terça-feira (16), ao anunciar as novas medidas válidas para todo o Estado, entre elas, a suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, que passa a valer a partir de sexta-feira (19).

A determinação vai impedir que situações como a registrada por uma moradora de Feira Grande, continuem a acontecer. Ela filmou a superlotação no ônibus que seguia para Arapiraca na segunda-feira (15), em descumprimento ao decreto que ainda está em vigor, que determina que os veículos devem seguir com no máximo 50% dos assentos ocupados.

“Além de todos os assentos lotados, muita gente viajando em pé e a cobradora do ônibus ainda gritava para os passageiros irem mais para a frente porque mais gente iria entrar”, afirma a mulher, que disse não saber se a superlotação estava relacionada à feira livre de Arapiraca.

A moradora de Feira Grande - que pediu para não ter o nome divulgado por receio de retaliação -  disse ter ficado chocada com a quantidade de pessoas dentro do veículo. “Mesmo que não houvesse a pandemia, o veículo não deveria viajar com passageiros em pé, por uma questão de segurança mesmo. E nesse momento que estamos passando, menos ainda”, ressaltou.

Os municípios de Feira Grande e Arapiraca, assim como todo o território do Agreste e Sertão de Alagoas, está na fase vermelha do Plano de Distanciamento Controlado. Entre as medidas adotadas para evitar o aumento de casos de Covid-19 estabelecidas no decreto, está que os transportes intermunicipais devem funcionar com apenas metade dos assentos ocupados. Bem diferente da situação registrada pela mulher.

“Tanto na ida, como na volta, o ônibus estava superlotado, com as pessoas encostando uma nas outras. Mesmo com todos usando máscara, sei que o perigo é grande”, declarou a mulher, que pediu para não ter o nome divulgado.


A prefeitura de Arapiraca informou que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) é responsável apenas pela fiscalização dos ônibus que circulam dentro do município. Segundo o órgão, as fiscalizações estão impedindo a superlotação dos veículos e, em breve, será realizada uma reunião com os representantes das empresas para reforçar a necessidade da adoção das medidas preventivas.