Covid -19

Alagoas: mesmo com decretos que limitam setor produtivo, números da Covid-19 continuam em alta

Em duas semanas Estado instalou mais 218 leitos-Covid e ainda assim ocupação hospitalar subiu de 60% para 70% no domingo (14)

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 15/03/2021 13h01 - Atualizado em 15/03/2021 13h01
Alagoas: mesmo com decretos que limitam setor produtivo, números da Covid-19 continuam em alta
Não fossem as vacinas e o aumento de leitos, Saúde de Alagoas poderia ter entrado em colapso - Foto: Agência Alagoas

Nem mesmo as medidas restritivas adotadas pelo governo estadual nas últimas semanas está conseguindo conter o avanço da pandemia em Alagoas. Do dia 1º de março até o domingo (14), o Estado contabilizou 8.566 casos positivos e 199 mortes provocadas pela Covid-19.

Esses números correspondem a soma de casos positivos e de óbitos divulgados nos boletins epidemiológicos diários da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e confirmados pela assessoria de comunicação do órgão, e não levam em consideração os números desta segunda-feira (15). Quando o 7Segundos apurou a matéria, esse boletim ainda não havia sido divulgado.

Alagoas enfrenta hoje a segunda onda da pandemia e, mesmo as medidas adotadas pelo governo do Estado não estão conseguindo frear o surgimento de novos casos. Do início do mês até domingo, o número de leitos hospitalares para pacientes com a doença pulou de 856 para 1.074. Apesar desse aumento, a ocupação hospitalar também aumentou, de 60% para 70%. No último boletim divulgado, 753 leitos estão lotados. Ou seja, se não tivesse ocorrido o aumento na quantidade de leitos, Alagoas estaria hoje à beira de um colapso na saúde.

Outro fator que evitou à lotação dos hospitais, foi a vacinação. Desde janeiro já recebeu 260.860 vacinas e imunizou 152.122 pessoas: profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos. O efeito é positivo e os idosos hoje são minoria entre os pacientes que estão nos hospitais.

No início de março, o aumento na procura por testes e de casos positivos de Covid-19 era atribuído ao Carnaval. Mas a alta progressiva no número de casos fez com que fossem adotadas medidas para conter o avanço da pandemia. No dia 04 de março, o governador Renan Filho (MDB) colocou o Estado inteiro na fase amarela do plano de distanciamento controlado e, três dias depois - como o número de casos positivos e de óbitos continuava subindo - determinou que Agreste e Sertão regrediriam para a fase vermelha enquanto o restante do Estado voltava para a fase laranja.

Com isso, eventos públicos e particulares, independente da quantidade de pessoas que reúna, estão proibidos em todo o Estado. No Agreste e Sertão, o comércio passou a funcionar em horário especial e apenas de segunda a sexta; as academias estão fechadas e os bares e restaurantes funcionam apenas com entrega no local ou a domicílio. No estante do Estado, o comércio também tem horário especial de funcionamento, as academias podem funcionar com 30% da capacidade, e os bares e restaurantes podem ter consumo local, limitados de segunda a sexta dentro do horário estipulado e com 50% da capacidade. Para evitar uma quebra no setor, na semana passada Renan Filho (MDB) estipulou um pacote de ajuda com isenções fiscais e crédito para ajudar os empresários do ramo.

Sem efeito

A regressão de fase tem como objetivo principal impedir aglomerações, que é um dos principais fatores de transmissão do coronavírus, especialmente em locais como bares e restaurantes, onde as pessoas precisam tirar a máscara para consumir os produtos. Enquanto isso, alguns municípios do interior chegaram a adotar medidas ainda mais rígidas, como o toque de recolher.

Com exceção da vacina, nenhuma das outras medidas conseguiram surtir o efeito esperado até o momento e os números continuam subindo. Na primeira semana de março foram 3.790 casos positivos e, de 08 - um dia depois do Estado voltar para as fases amarela e vermelha - até o último domingo, dia 14, a Sesau registrou outros 4.776 casos. Na última sexta-feira, dia 12, um total de 864 pessoas receberam diagnóstico de Covid-19 em testes realizados nas centrais de atendimento do Estado e município e ainda em laboratórios particulares.

O mesmo aconteceu com a quantidade de óbitos. Na primeira semana de março foram 88, contra 111 na segunda semana. Com a exceção do domingo (08/03) quando foram registrados 15 mortes, todos os demais dias da semana passada registraram 16 óbitos cada.

Conforme cálculo com os dados do boletim de domingo (14) da Sesau, Alagoas possui atualmente 4.148 casos ativos de Covid-19, incluindo os 753 pacientes que estão ocupando leitos hospitalares. Todo o restante está em tratamento domiciliar, com recomendação para fazer isolamento, porque podem transmitir a doença para outras pessoas.