Geral

[Vídeo] Cães e gatos de instituições em Arapiraca são castrados por projeto do Deputado Tarcizo Freire

O objetivo desta iniciativa é promover o controle da reprodução dos animais

Por 7Segundos com assessoria 15/03/2021 08h08 - Atualizado em 15/03/2021 08h08
[Vídeo] Cães e gatos de instituições em Arapiraca  são castrados por projeto do Deputado Tarcizo Freire
Cães e gatos de instituições protetoras de animais são castrados por projeto do Deputado Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

O Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire juntamente com a clínica Pet Aki, iniciaram na última semana as castrações de cães e gatos, através do projeto “Ação Social Pet”. O objetivo desta iniciativa é promover o controle da reprodução desses animais.

Inicialmente, o serviço de castração é destinado ao controle populacional de cães e gatos que vivem sob cuidados de instituições e protetores de animais.


O assunto já havia sido pauta de reuniões que aconteceram nos últimos meses com o deputado estadual Tarcizo Freire (PP), com o vereador Túlio Freire (PP), representantes de entidades e protetores de animais.

Segundo Tânia Maria Sales responsável pela Associação Humanitária de Proteção ao Animal de Rua (AHPAR), uma das beneficiadas pelo projeto, o número de animais doentes e abandonados nas ruas é muito alto, e que resgatar para sacrificar não resolve, o que resolve é a castração.

“São muitos animais abandonados, sofrendo nas ruas, exterminar não resolve, o que resolve é a castração. Havia essa necessidade de uma figura pública abraçar a causa animal, e o deputado Tarcizo Freire teve esse olhar especial juntamente com a clínica Pet Aki”, disse a cuidadora.


O médico veterinário Dr. Daniel Tenório falou que após a fase das castrações, o próximo passo será a feira de adoção. “Já iniciamos algumas castrações e estaremos realizando diversas outras de grupos de protetores que foram cadastrados no projeto. Depois que esses animais forem tratados do pós-operatório, estaremos realizando em conjunto com esses protetores, feiras de adoção”, disse o veterinário.

O deputado estadual Tarcizo Freire comentou da importância da parceria para realização das castrações e da alegria que é poder acompanhar a continuidade do projeto da Ação Social Pet.

“Estamos voltando com o projeto, desta vez, com as castrações. Isso só está sendo possível graças ao apoio dos parceiros como Complexo, clínica Pet Aki, vereador Túlio Freire e deputado Tarcizo Freire. É uma alegria poder acompanhar a continuidade do trabalho da Ação Social Pet, e uma satisfação em fazer parte desse projeto que há cerca de cinco anos, vem mudando a vida e a realidade dos animais de rua.”, concluiu o parlamentar.