Política

Rodrigo Cunha pede a ministérios continuidade da Operação Pipa no interior alagoano

Conforme senador, 150 mil famílias de 38 municípios dependem da Operação Pipa

Por 7Segundos 11/03/2021 15h03 - Atualizado em 11/03/2021 15h03
Rodrigo Cunha pede a ministérios continuidade da Operação Pipa no interior alagoano
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Assessoria

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) usou as redes sociais nesta quinta-feira (11) para relatar a sua preocupação com o abastecimento de água nos municípios do Sertão alagoano. Ele declarou que enviou solicitações para o Ministério do Desenvolvimento Regional e para o Ministério da Defesa, para que dê continuidade à Operação Pipa, afirmando que atualmente 150 mil famílias de 38 municípios alagoanos estão sofrendo com o desabastecimento de água.

“O Brasil vive o pior momento da crise sanitária de Covid-19 e é urgente garantir abastecimento de água a toda população. A região da Bacia Leiteira, Agreste e Sertão alagoanos estão sofrendo com a falta de água que atinge muitos municípios”, declarou o senador.


A Operação Carro Pipa, como é mais conhecido o Programa Emergencial de Distribuição de Água está paralisado em algumas partes do Nordeste devido a falta de orçamento. No final de fevereiro, o Comando Militar do Nordeste, responsável pela parte operacional do programa, afirmou que 35% dos pipeiros haviam interrompido temporariamente a distribuição de água por falta de pagamento.

A informação foi confirmada à época pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que declarou que a operação estava parada em 260 municípios do semiárido nordestino, e que esse número poderia aumentar, devido a falta de recursos, cuja liberação é feita pelo Ministério da Economia.