Covid -19

SP vive situação crítica e está em alerta máximo, diz Doria

Governador afirmou que São Paulo tem vários hospitais lotados e números crescentes de infecção

Por Terra 10/03/2021 15h03
SP vive situação crítica e está em alerta máximo, diz Doria
SP vive situação crítica e está em alerta máximo, diz Doria - Foto: Reprodução

O Estado de São Paulo vive uma situação crítica com a pandemia de Covid-19 e está em alerta máximo, disse nesta quarta-feira o governador João Dória (PSDB), que afirmou que hospitais estão ficando lotados de pacientes com o coronavírus.

"Em São Paulo estamos com vários hospitais lotados e com números crescentes de infecção, internação e óbitos", disse Dória.

O Estado registrou recorde de mortes em 24 horas por causa da Covid-19 na véspera, com 517 óbitos. Adversário político do presidente Jair Bolsonaro, Dória cobrou uma coordenação nacional no combate à Covid-19 e voltou a criticar a gestão da pandemia pelo governo federal.

Na coletiva, o governador disse que a situação está à "beira de um colapso" e que São Paulo vai "evitar de qualquer maneira" que os profissionais de saúde tenham que escolher "quem deve viver e quem não deve". "É sabido que vários hospitais (paulistas) não tem mais vagas disponíveis, a pressão está crescendo de forma acelerada."

Apesar da expectativa por novas restrições, Dória não colocou o estado na fase roxa e manteve todas as regiões na fase vermelha, quando apenas serviços essenciais podem funcionar.

Vacinação

Dória anunciou o início da vacinação de idosos de 72 a 74 anos a partir de 22 de março, uma semana após o começo da imunização para quem tem 75 e 76 anos.