Covid -19

[Vídeo] Memorial Luz da Vida homenageia profissionais da linha de frente da Covid-19 no Dia da Mulher

Após receber rosa, mulheres expressam gratidão e relatam agruras do dia a dia nos hospitais durante a pandemia

Por 7Segundos 09/03/2021 13h01 - Atualizado em 10/03/2021 06h06
[Vídeo] Memorial Luz da Vida homenageia profissionais da linha de frente da Covid-19 no Dia da Mulher
Memorial Luz da Vida homenageou profissionais da saúde com rosas - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Em meio mais um duro dia de trabalho, as mulheres que trabalham na linha de frente da Covid-19 do Hospital de Emergência do Agreste, Chama e Central de Triagem Iza Castro fizeram uma rápida pausa, na segunda-feira (08), para serem homenageadas. O Memorial Luz da Vida aproveitou o Dia da Mulher para levar rosas a enfermeiras, auxiliares, técnicas de enfermagem e médicas, como forma de reconhecimento pelo esforço diário no cuidado com os pacientes.



“É uma homenagem gratificante porque somos mulheres batalhadoras, corajosas, que deixam seus filhos, suas famílias em casa e estão aqui para cuidar dessas pessoas que enfrentam uma doença tão difícil. Para nós é difícil também, mas não medimos esforços”, declarou a enfermeira Suely Cândido, funcionária do Chama. Ela aproveita para deixar uma mensagem: “Sempre valorizem a mulher, mesmo além da família, elas estão sempre cuidando de todos que necessitam dela. Todas nós precisamos de muito amor, principalmente neste momento de tanta fragilidade e tanto medo por causa da pandemia”, ressaltou.

Suely Cândido expressa gratidão por homenagem: "precisamos de muito amor"

O Memorial Luz da Vida também entregou balões, como uma forma de manter viva a lembrança das profissionais de saúde e demais mulheres que perderam a vida para a Covid-19.

“O Dia da Mulher é muito importante e hoje é ainda mais para nós, que passamos por dias difíceis. A gente, como mãe e como mulher, vivemos uma luta muito grande e hoje a gente lembra também de muitas amigas, parceiras de trabalho, que a gente perdeu para a Covid-19”, declara Cacilda Bezerra, que trabalha como técnica de enfermagem no Hospital de Emergência do Agreste.

As homenagens foram também um momento de desabafo dessas profissionais, que não escondem a exaustão física e emocional tanto por conta da jornada de trabalho, como por observar que muitas pessoas mantém comportamentos de risco de infecção pelo coronavírus e ainda o medo de que parentes e amigos fiquem doentes que tenham que passar pelo que elas veem todos os dias.

Técnica de enfermagem Cacilda Bezerra manda familiares e amigos terem cuidado com a Covid-19

Cacilda Bezerra afirma que, após perder colegas para a Covid-19, se sente privilegiada em voltar para casa após o trabalho. Mas, ao mesmo tempo, não conseguem tirar da memória as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que cuidou durante o dia.

“A gente olha para os filhos e pede a eles que, pelo amor de Deus, que tenham cuidado. A gente olha para a mãe, para os amigos, para as cunhadas e pede para que se cuidem. É gratificante poder voltar para casa e ver que está tudo bem com a família, mas ao mesmo tempo a gente não consegue se desvincular do que está acontecendo. É tudo muito intenso, muito forte, a gente não consegue se desligar”, desabafou.