Cidades

[Vídeo] Transportadores complementares brigam entre si pelo valor da passagem em Campo Alegre

Coopervan lamenta briga e pede que Arsal adote providências a respeito

Por 7Segundos 09/03/2021 10h10 - Atualizado em 09/03/2021 13h01
[Vídeo] Transportadores complementares brigam entre si pelo valor da passagem em Campo Alegre
Discussão aconteceu enquanto um dos motoristas estava ao volante - Foto: reprodução

Atualizada às 13h20, com a nota da Arsal

Uma confusão entre motoristas de transporte complementar em Campo Alegre, na manhã desta terça-feira (09), assustou passageiros e teve repercussão nas redes sociais. A briga aconteceu na AL-220 próximo à divisa com o município de Limoeiro de Anadia.

O vídeo gravado por um passageiro mostra dois transportadores complementares discutindo fortemente com um terceiro, que estava dentro do veículo e que tentava seguir viagem. Algumas pessoas que estavam dentro do veículo demonstram temer que os motoristas passem a se agredir fisicamente e falam que há crianças dentro do veículo e que a polícia deveria ser chamada para resolver a situação.



A briga foi entre motoristas que fazem linha em Campo Alegre, com motorista que trabalha em Limoeiro de Anafia. A discussão é motivada pelo preço da passagem. Alguns motoristas estão cobrando valores abaixo da tabela da Arsal, prejudicando os demais transportadores e provocando uma briga interna na categoria.

“Alguns motoristas baixaram o preço da passagem para pegar passageiros de Limoeiro de Anadia. Eles criaram inclusive um ponto que fica entre os municípios de Campo Alegre e Limoeiro. Isso acabou provocando essa guerra porque quem trabalha nos pontos legalizados e com o valor da passagem estabelecida pela Arsal está sendo prejudicado. A Coopervan é contra essa atitude [de praticar preços abaixo da tabela], porque os companheiros precisam respeitar uns aos outros”, afirmou o presidente da Cooperativa dos Transportadores Complementares (Coopervan), Marcondes Prudente.

Segundo ele, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) determina punições para os motoristas complementares que descumprem o regulamento, entre eles o preço da passagem, que é tabelado. Marcondes Prudente afirma que a briga interna enfraquece a categoria e que a Coopervan está preocupada com os ânimos exaltados e, por conta disso, já acionou a Arsal e pediu que tomasse as providências a respeito do ponto clandestino e dos motoristas que não estão cumprindo o regulamento.

“Neste momento, a categoria precisa estar unida, por isso não podemos compactuar com essa atitude. Estamos passando por um momento difícil: o governo do Estado determinou que a gente só pode circular com 50% da lotação dos veículos e tem os sucessivos aumentos do combustível. Está complicado trabalhar com tudo isso, mas a gente segue cumprindo o regulamento e segurando o preço da passagem. Não sei como eles ainda conseguem baratear, acho que é só para prejudicar o próximo mesmo”, ressaltou.

A Arsal se manifestou sobre o caso por meio da seguinte nota:

Nota

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) esclarece que, não houve qualquer reajuste nos valores das tarifas dos veículos que compõem o Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros nas categorias convencional e complementar em razão da pandemia.

Diariamente, nossas equipes de fiscalização estão em pontos fixos e volantes espalhadas por todo Estado para coibir qualquer ato ilícito no transporte de passageiros entre os municípios e para que o decreto governamental seja cumprido.

Reforçamos a importância da participação da população que utiliza o sistema e pedimos que todos sejam conscientes, e não utilizem os veículos que já estejam com sua capacidade preenchida. Lembramos ainda da importância do uso da máscara e do álcool 70%. Duvidas, sugestões ou reclamações podem ser realizadas para a Ouvidoria da Arsal por meio do site www.arsal.al.gov.br, clicando no banner Ouvidoria Alagoas ou ligando gratuitamente para o 0800 284-0429, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 15h.

Diretoria da Arsal