Covid -19

Estabelecimentos descumprem horário de abertura no primeiro dia de Fase Amarela em Arapiraca

Comerciantes ignoraram decisão do Estado e abriram portas às 8h

Por 7Segundos 05/03/2021 14h02 - Atualizado em 05/03/2021 14h02
Estabelecimentos descumprem horário de abertura no primeiro dia de Fase Amarela em Arapiraca
Comerciantes criticam colegas que descumprem decreto e temem lockdown - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

O primeiro dia do retorno à Fase Amarela do enfrentamento à Covid-19 em Alagoas foi marcado por flagrantes de descumprimento do decreto estadual, no município de Arapiraca. Na manhã desta sexta-feira (05), várias lojas no Centro abriram as portas e começaram a atender clientes às 8h da manhã, uma hora antes do horário estabelecido.

Conforme o decreto estadual, os estabelecimentos comerciais localizados no Centro têm horário de funcionamento estabelecido entre 9h e 17h durante a semana e de 8h às 13h no sábado.

O descumprimento do decreto gerou críticas por parte dos empresários que acreditam que, se com a Fase Amarela, o número de casos positivos e de internações por Covid-19 em Arapiraca não cair, poderá haver um novo fechamento do comércio.

“Parece que algumas lojas não estão seguindo as orientações de abertura. Hoje pela manhã já estavam abertas antes do horário. Para funcionar e ninguém se prejudicar ainda mais, será preciso ter fiscalização, porque bom senso nem todos têm. Ou agimos em parceria, ou não chegamos a lugar nenhum. Podem contar sempre com a Real Calçados. Vamos todos nos unir para dar certo. Se fechar tudo, será muito pior”, afirmou Luiz Stussi.

A declaração do empresário, em um grupo que reúne lojistas do Centro de Arapiraca, recebeu o apoio de vários outros comerciantes. Há uma preocupação da parte deles de os governos estadual e municipal adotem medidas que levem ao fechamento dos estabelecimentos comerciais, como aconteceu no ano passado. 

Em visita a Arapiraca, o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, foi entrevistado pelo 7Segundos e mandou um recado para empresários e donos de bares e restaurantes que não estão contribuindo para o cumprimento do decreto:

“O governador Renan Filho, de maneira serena, ouviu a ciência, ouviu os segmentos econômicos e encontrou uma medida de equilíbrio. Que foi o decreto publicado ontem (04), mas se a gente sentir que não tem a colaboração dos segmentos econômicos nós precisaremos endurecer. Isso ninguém quer. A gente quer que as pessoas continuem trabalhando, ganhando o seu dinheiro, fortalecendo a economia e gerando renda. Para isso precisamos da colaboração do cidadão e das empresas, dos bares, e restaurantes”, afirmou, enfatizando que Estados próximos, como Pernambuco e Bahia, instituíram o lockdown para conter o crescimento de casos positivos e internações por Covid-19.