Covid -19

[Vídeo] Batalhão intensifica fiscalização a bares e restaurantes a partir desta sexta (05)

Comandante pede que população colabore denunciando aglomerações e festas clandestinas

Por 7Segundos 05/03/2021 14h02 - Atualizado em 05/03/2021 14h02
[Vídeo] Batalhão intensifica fiscalização a bares e restaurantes a partir desta sexta (05)
Tenente-coronel Aloísio Júnior, comandante do Terceiro Batalhão da Polícia Militar - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

O 3º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e prefeitura de Arapiraca iniciam, na noite desta sexta-feira (05), operação que vai intensificar a fiscalização do funcionamento de bares e restaurantes, em cumprimento das medidas estabelecidas na Fase Amarela do plano de enfrentamento da Covid-19.

As equipes deverão observar se os estabelecimentos irão cumprir o horário limite de fechamento, às 23h, bem como a lotação, que não pode ultrapassar 50% da capacidade do espaço. Em caso de descumprimento, esses estabelecimentos podem ser fechados

“Queremos aproveitar a oportunidade de dizer à população que este é o momento de ficar em casa, utiliza álcool em gel e máscara, principalmente neste momento em que os hospitais públicos estão com lotação expressiva. Precisamos alertar a turma jovem que não faça festa clandestina. Precisamos da colaboração de todos”, declarou o comandante do Batalhão, tenente-coronel Aloísio Júnior.



Durante a entrevista com o 7Segundos, o militar divulgou dois números de telefone: 3521-3051 e 98833-8934, para que a população possa fazer denúncia de aglomerações e festas clandestinas.

“É inadmissível um jovem ter a vida ceifada por causa de uma festa, lembrando que ele ainda pode levar a doença a seus familiares, pais, avós. E a obrigação de fiscalizar não é só da Polícia Militar, ou do Estado, ou da prefeitura, é de todos nós, para que a gente não viva uma situação de caos na saúde pública.

O comandante observou ainda o decreto que estabeleceu a Fase Amarela tem validade apenas por uma semana e que, caso os resultados não sejam positivos, as medidas para conter o aumento de casos de Covid-19 podem ser ainda mais duras.

“A gente percebeu que algumas pessoas, após serem vacinadas, passaram a achar que estão imunes. Mas não é bem assim, existe a variante e todos precisam estar comprometidos com as medidas estabelecidas pelo governo. Alguns Estados já declararam lockdown, que traz um prejuízo imenso. Mas o governo do Estado proporcionou esses sete primeiros dias para uma avaliação, ressaltou.

Ação integrada

A prefeitura de Arapiraca disponibilizou várias equipes para atuar na fiscalização do decreto estadual, conforme nota encaminhada para a imprensa:

A Prefeitura de Arapiraca e o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) irão realizar, na noite desta sexta-feira (5), uma operação para o cumprimento das medidas de segurança contra à pandemia.

A força tarefa contará com a participação dos fiscais das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, SMTT e Procon, e percorrerá os principais bairros da cidade para coibir irregularidades, principalmente em estabelecimentos comerciais que funcionem em horário noturno e, por ventura, estejam descumprindo as regras estabelecidas pelo decreto estadual.

Para registrar denúncias, a população pode ligar para o 190.