Interior

Cidades do Interior podem retroceder mais fases do plano de distanciamento após análise do Governo

A fase amarela está estabelecida até o próximo dia 11 de março e os setores da economia só poderão funcionar com 50%

Por 7 Segundos 04/03/2021 18h06 - Atualizado em 04/03/2021 18h06
Cidades do Interior podem retroceder mais fases do plano de distanciamento após análise do Governo
Unidade Sentinela tem ficado lotada nos últimos dias - Foto: Reprodução/Redes Sociais

A partir desta sexta-feira (5), o estado de Alagoas regride à fase amarela do Plano de Distanciamento Social Controlado do Governo de Alagoas. Durante transmissão ao vivo realizada na tarde desta quinta-feira (4), o governador Renan Filho informou, ainda, que as cidades do interior do estado serão monitoradas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde e que, a depender das estatísticas das próximas semanas, podem retroceder ainda mais fases.

A fase amarela está estabelecida até o próximo dia 11 de março. Nesta etapa, os setores da economia só poderão funcionar com 50% da capacidade e terão o horário de funcionamento reduzido.

As academias passarão a operar com metade da capacidade total; os shoppings vão funcionar das 11h às 21h; bares e restaurantes poderão funcionar até às 23h, no máximo, enquanto os transportes intermunicipais e turísticos irão operar com 50% da capacidade total.

Já as igrejas e templos religiosos poderão funcionar com 60% da capacidade.

Durante a live, o governador também relembrou encontro com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), ocorrido na última segunda-feira, no Centro Administrativo da cidade agrestina. Segundo ele, os dados estatísticos de Arapiraca tem deixado os órgãos epidemiológicos preocupados, já que a taxa de contágio está acima da média estadual.

Sendo assim, dentre as ações do Governo do Estado focado para Arapiraca está a reativação do Hospital de Campanha na cidade, que funciona na sede do Hospital Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade.

Eventos suspensos por tempo indeterminado

Durante a live, Renan Filho também informou que o decreto proíbe a realização de quaisquer eventos, sejam eles públicos, privados comerciais e pessoais, independente da quantidade de público. 

Bares e Restaurantes

Um dos problemas mais frequentes em Arapiraca é a negligência de bares que burlam as medidas previstas em decreto e promovem constantes aglomerações. Sobre este assunto, o governador ratificou que as forças de segurança pública estarão atuando diretamente junto as coordenações de vigilância sanitária dos municípios.