Economia

Sebrae lança projeto para trabalhar conexões e mentoria para mulheres em Alagoas

“Sebrae Delas” irá promover espaço de sororidade, apoio e desenvolvimento da mulher no empreendedorismo

Por 7Segundos com Ascom Sebrae 03/03/2021 14h02
Sebrae lança projeto para trabalhar conexões e mentoria para mulheres em Alagoas
Entidade quer estimular o empreendedorismo feminino - Foto: Sebrae Alagoas

Com o olhar voltado ao mês das mulheres e à força do empreendedorismo feminino no estado, o Sebrae Alagoas irá realizar uma programação toda especial para elas, incluindo o lançamento do Projeto Sebrae Delas, para trabalhar conexões, capacitações, consultorias e mentorias para mulheres, com atividades e aceleração a partir do mês de abril.

A analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, reforça que a pretensão do Sebrae através dessas ações é conectar todas as redes femininas, promover um espaço de sororidade, apoio e desenvolvimento dessa mulher no empreendedorismo.

“Além disso, o projeto também servirá como uma grande rede de trocas de conhecimento e comercialização entre elas. E ao final disso, possamos enxergar uma mulher muito mais competitiva no mercado e que consigamos alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da ONU, voltado à igualdade de gênero”, afirma Ana Madalena Sandes.

Além disso, nas redes sociais do Sebrae Alagoas (@sebraealagoas), até o fim de março, serão lançados conteúdos sobre as redes que apoiam a mulher, mostrando casos de sucesso locais como a startup alagoana Mulheres Connectadas, criada para ligar mulheres ao empreendedorismo, à ciência, à tecnologia e à inovação. Ana Madalena Sandes ainda destaca outras ações desta programação que deverá se estender até abril.

“Durante os meses de março e abril, estamos com capacitações direcionadas à mulher. No dia 24 de março, por exemplo, teremos duas empreendedoras femininas de renome nacional falando. Além de abril, que é o mês que se comemora o Dia Nacional da Mulher (30/04), continuaremos com vários temas e o lançamento da aceleração para essas mulheres”, afirma a analista do Sebrae Alagoas.

Importância de discutir o Empreendedorismo Feminino nos dias atuais

Ana Madalena também enfatiza que é necessário discutir o empreendedorismo feminino, sobretudo abordando temáticas como inovação, sustentabilidade, finanças e crédito para o negócio, visto que as mulheres ainda enfrentam desafios como a dificuldade de acesso a crédito, além de ter que se dedicar menos aos negócios devido à sua disponibilização maior de tempo em suas casas e família.

“A maioria das mulheres empreendem ainda por necessidade e esse tipo de empreendimento ainda não é o melhor, porque empreendem simplesmente para sobreviver. O ideal é que além desse fator que é muito importante, elas possam agregar a oportunidade aos seus negócios para que sejam mais competitivas”, conclui.

Programação Nacional

O Sebrae também estará com uma programação nacional que inicia no dia 8 de março, com a transmissão feita no canal do Sebrae no Youtube, a partir das 10h.

O evento marca o lançamento da parceria inédita do Sebrae com a Maurício de Sousa Produções (MSP) e ONU Mulheres. A iniciativa contará com a presença da representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, e da diretora executiva MSP, Mônica Sousa.

Na sequência, serão realizados três painéis focados em temas relacionados à digitalização dos micro e pequenos negócios e ao empreendedorismo feminino.