Covid -19

Leitos no Hospital Regional estão perto do limite e situação deixa vereadores estarrecidos

Parlamentares fizeram visita à unidade e demonstraram grande preocupação durante sessão na terça (02)

Por 7Segundos com Ascom Câmara de Vereadores 03/03/2021 12h12 - Atualizado em 03/03/2021 15h03
Leitos no Hospital Regional estão perto do limite e situação deixa vereadores estarrecidos
Situação do Hospital Regional foi principal tema de discussão na Câmara de Vereadores de Arapiraca - Foto: Ascom Câmara de Arapiraca

No mesmo dia que o Brasil registrou recorde de mortes por Covid-19 em um único dia (1.726), o principal assunto debatido na sessão da Câmara de Vereadores de Arapiraca foi a situação do Hospital Regional (HRA). O vereador Márcio Marques afirmou, em seu discurso, ter ficado “estarrecido” com a possibilidade de faltar leitos para atender os pacientes infectados pelo coronavírus.

O parlamentar fez integrou uma comitiva de vereadores comandada pelo parlamentar dr. Fábio em uma visita ao hospital. Além deles, também participaram Pablo Fênix, Ginaldo Muniz Bicudo, Zé Carlinhos, Adriano Targino e Fabiano Leao. Eles foram recebidos pelo diretor financeiro da unidade, José Francisco Rodrigues.

A sessão aconteceu de forma presencial, na noite de terça-feira (02). Do total de 19 vereadores, 15 estavam presentes. A sessão também foi acompanhada pelo público do plenário. Segundo a Câmara, as recomendações de distanciamento social e sanitárias estão sendo cumpridas com rigor.

Dr. Fábio, em seu discurso, afirmou que Rodrigues relatou que a capacidade de internação de pacientes com Covid-19 está praticamente no limite. O HRA conta atualmente com 15 leitos clínicos e 10 leitos de UTI exclusivos e que, no momento da visita dos parlamentares, apenas dois leitos - um clínico e um na UTI - estavam desocupados.


O diretor afirmou ainda que o hospital está passando por dificuldades financeiras para atender a demanda no atendimento aos pacientes com coronavírus, apesar de a unidade receber recursos federais, estaduais e municipais.

O vereador dr. Fábio disse estar preocupado com a lotação no hospital e lembrou que a quantidade de leitos para pacientes da Covid-19 foi reduzido em Arapiraca, depois que os dois hospitais de campanha, criados pelo governo estadual, deixaram de funcionar. Em seu discurso, o parlamentar apelou para o prefeito Luciano Barbosa e para o governador Renan Filho, buscarem solução para o problema.

No início da semana, Renan Filho esteve em Arapiraca e se reuniu com Luciano Barbosa. Entre os assuntos discutidos, o governador garantiu a ampliação de leitos Covid-19 no município.


O vereador Márcio Marques, após relatar seu choque com a situação do hospital em seu discurso, defendeu a união entre os poderes no enfrentamento da pandemia e, em relação aos leitos hospitalares, relembrou o compromisso do governador Renan Filho em construir uma UPA em Arapiraca, com o objetivo de desafogar os hospitais.


Repasse municipal


O vereador Melquisedec de Oliveira, que não fez parte da comitiva que visitou o hospital, também relatou preocupação com a situação financeira do HRA.

De acordo com ele, a prefeitura de Arapiraca está devendo ao hospital três meses de repasse, incluindo o mês de novembro do ano passado. Para o parlamentar, a situação gera problemas, que afetam principalmente o atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus.

No final de fevereiro, funcionários do Hospital Regional de Arapiraca procuraram o 7Segundos para denunciar atraso na folha de pagamento. Na ocasião a assessoria de comunicação do hospital informou que a direção estava aguardando repasse da prefeitura de Arapiraca para regularizar os pagamentos.