Mundo

Príncipe Harry compara separação real à de Diana: ‘inacreditavelmente difícil’

Apresentadora Oprah Winfrey abordou uma série de tópicos delicados durante entrevista com o casal, que deixou de ser membro ativo da família real

Por CNN 02/03/2021 06h06 - Atualizado em 02/03/2021 09h09
Príncipe Harry compara separação real à de Diana: ‘inacreditavelmente difícil’
Príncipe Harry compara separação real à de Diana: ‘inacreditavelmente difícil’ - Foto: Henry Nicholls / Reuters

O príncipe Harry comparou a sua separação “inacreditavelmente difícil” da família real à experiência de sua mãe, a princesa Diana, nos primeiros vídeos promocionais da entrevista concedida à Oprah Winfrey, com sua esposa, Meghan, duquesa de Sussex.

Em um dos dois vídeos divulgados do programa, Harry diz “não consigo imaginar como deve ter sido” para Diana passar por uma experiência semelhante.

Essa é a primeira entrevista que o casal concede desde quando eles deixaram de ser membros ativos da família real, no ano passado.

“Estou realmente aliviado e feliz por estar sentado aqui conversando com você, com minha esposa ao meu lado”, disse Harry no clipe. “Porque não consigo nem imaginar como deve ter sido para ela passar por esse processo sozinha tantos anos atrás”.

“Isso tem sido incrivelmente difícil para nós dois, mas pelo menos tínhamos um ao outro”, disse o príncipe, sentado ao lado de Meghan em um set de gravações ao ar livre.

Em outro clipe do programa, Harry acrescenta que sua “maior preocupação era de a história se repetir”, fazendo outra referência aparente à experiência de sua mãe.

Diana se separou do príncipe Charles e foi amplamente rejeitada pela família real em um divórcio altamente explorado pela imprensa durante o início dos anos 1990. Ela morreu em um acidente de carro em 1997, e Harry frequentemente criticou a intensa cobertura da mídia, enfrentada por Diana, como um fator que contribuiu para sua morte.

Os vídeos também mostram Winfrey fazendo uma série de perguntas a Meghan e Harry, embora as respostas do casal são cortadas dos clipes. Em outra parte da entrevista, a apresentadora diz ao casal que não “há assunto fora dos limites” na conversa e, mais tarde, ela fala que eles “disseram algumas coisas muito chocantes aqui”.

“Você ficou em silêncio ou foi silenciada?”, Winfrey pergunta à Meghan em outro ponto do vídeo, que prontamente corta a resposta da duquesa. Meghan não aparece respondendo às perguntas em nenhum dos clipes promocionais.

A entrevista está programada para ir ao ar no dia 07 de março e deverá abordar uma série de tópicos, incluindo o apoio que Meghan recebeu da realeza.

Harry e Meghan não tiveram agenda com a mídia desde que se afastaram da família real, uma mudança que causou uma crise no Palácio de Buckingham no início de 2020.

Na semana passada, Harry falou sobre a decisão em um longo episódio do “Late Late Show”, de James Corden, quando o casal começou a se envolver com figuras mais amigáveis da mídia.

“Todos nós sabemos como pode ser a imprensa britânica e isso estava destruindo minha saúde mental”, disse Harry à Corden durante o programa. “Eu estava, tipo, isso é tóxico. Então eu fiz o que qualquer marido e qualquer pai faria”.
Em fevereiro, o casal confirmou que não voltaria a ser membro ativo da família real.