Arapiraca

Onze anos após assinatura de Ordem de Serviço, VLT volta a ser assunto em Arapiraca

O prefeito Luciano Barbosa apresentou o novo projeto na manhã desta segunda-feira ao governador Renan Filho

Por 7 Segundos 01/03/2021 18h06 - Atualizado em 01/03/2021 18h06
Onze anos após assinatura de Ordem de Serviço, VLT volta a ser assunto em Arapiraca
Onze anos após assinatura de Ordem de Serviço, VLT volta a ser assunto em Arapiraca - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) esteve em Arapiraca, na manhã desta segunda-feira (1º), onde foi recepcionado pelo prefeito Luciano Barbosa (MDB). Além de conversar sobre as ações de combate à pandemia e anunciar novos leitos clínicos e de UTI para Arapiraca, outro assunto pautado foi a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital do Agreste.

Assunto antigo em Arapiraca, dois vagões chegaram a ser comprados pela Prefeitura de Arapiraca em 2010, mesmo período em que Luciano Barbosa, que era o prefeito da época, o senador Renan Calheiros (MDB), o então deputado federal Benedito de Lira (PP) e o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) chegaram a assinar uma Ordem de Serviço para a implementação do projeto.

No projeto apresentado à época, o metrô de superfície seria implantado nos trilhos da linha ferroviária que corta a cidade entre a Estação Central e a Vila São José.

O percurso seria de 9 quilômetros e passaria pela área central da cidade até o Distrito Industrial, atendendo mais de 20 bairros da zona urbana, além de comunidades da zona rural. a linha férrea teria 6 estações de embarque e desembarque.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca para saber o que houve com o projeto antigo, já que tinha Ordem de Serviço assinada e vagões comprados, segundo matéria publicada em abril de 2010 no site da prefeitura.

De acordo com o órgão, na época em que foi criado, alguns entraves impossibilitaram a execução do projeto do VLT. Outro problema enfrentado na época foi a atualização da legislação por parte do Ministério das Cidades para implantação do VLT. Como Arapiraca tinha apenas 213 mil habitantes, não se enquadrava nas diretrizes do Governo Federal. Este ano o projeto, que garantirá mais desenvolvimento para Arapiraca, foi atualizado e apresentado, nesta segunda-feira (1º), ao governador

A (nova) proposta do VLT pode fazer parte de um grande programa de mobilidade urbana, que será executado pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.

De acordo com o governador, assim que o estudo for concluído e atestar a viabilidade, o projeto será levado adiante. "Vamos trabalhar paralelamente, porque uma coisa é o VLT e a outra é a revitalização urbanística de toda aquela área da linha do trem. Vamos trabalhar juntos", disse Renan Filho durante o encontro.

A apresentação aconteceu na sede da prefeitura de Arapiraca e contou com a presença de secretários municipais e de técnicos responsáveis pela elaboração do projeto do VLT. Foram apresentados cinco cenários. Em um deles, o Veículo Leve sobre Trilhos cortaria toda a área central de Arapiraca, se estendendo, por meio de um ramal, até o campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), totalizando 11,6 km de extensão. Esta proposta estaria orçada em R$ 259 milhões.

De acordo com os técnicos, o Projeto Urbano Integrado do VLT de Arapiraca orientaria o desenvolvimento urbano da cidade para os próximos 30 anos. Ele contemplaria a instalação de vias paisagísticas e ciclovias, além de projetos especiais, a exemplo da instalação de um complexo histórico-cultural, de uma estação de serviços e de parques lineares com praças conectadas.

Ainda segundo os técnicos, todo esse conjunto de projetos teria o poder de alavancar o desenvolvimento social e econômico de Arapiraca.