Alagoas

Taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em Arapiraca chega a 94%

Cidade conta com maior incidência da Covid-19 em Alagoas.

Por 7Segundos com Agência Tatu 26/02/2021 18h06
Taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 em Arapiraca chega a 94%
Casos de mortes por COVID no Brasil já ultrapassam 217 mil pessoas - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Com a maior quantidade de casos do novo coronavírus por habitante, a situação da segunda maior cidade de Alagoas é preocupante com relação à ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Em Arapiraca, dos 48 leitos de UTI exclusivos para tratamento dos pacientes graves acometidos por Covid-19, 45 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 94%.

Já os leitos clínicos apresentam uma taxa de ocupação de 66%, ou seja, dos 85 disponibilizados, 56 estão ocupados. Na cidade, três hospitais recebem pacientes que precisam de internamento: Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, a Unidade de Emergência do Agreste e o Hospital Chama.

De acordo com os dados coletados pela Agência Tatu do boletim de ocupação diária dos leitos exclusivos para a Covid-19, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, até ontem (24), havia três leitos de UTI disponíveis na cidade, sendo dois na UE do Agreste e um do Hospital Chama.

A situação poderia ser pior, já que o Governo de Alagoas ampliou a quantidade de leitos no dia 12 desse mês, abrindo 20 leitos clínicos e 11 de UTI no Hospital Chama. Em nota, a Sesau informou que a ampliação de leitos tem sido contínua. “Alagoas conta, atualmente, com 835 leitos, sendo 255 de UTI, sete intermediários, 547 leitos clínicos. Os leitos estão localizados em 40 unidades hospitalares, tanto em Maceió quanto no interior do Estado”, detalha.

O Monitor da Covid-19, página especial criada pela Agência Tatu, aponta que Arapiraca possui 15.196 casos confirmados, o que representa a maior incidência (casos por habitante) de todo o estado. A cidade também contabiliza 201 mortes em decorrência de complicações do novo coronavírus.

DADOS ABERTOS | Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta: