Covid -19

Profissionais do Samu Arapiraca recebem segunda dose da vacina

Mais de 170 profissionais de saúde ligados à Central Arapiraca do Samu Alagoas foram vacinados

Por Assessoria 26/02/2021 15h03
Profissionais do Samu Arapiraca recebem segunda dose da vacina
Rodrigo Mendonça, condutor do Samu Arapiraca, foi vacinado com a segunda dose da vacina - Foto: Aline Silva/Assessoria

Vacinar para proteger os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronarívus. Essa é o objetivo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Para garantir a imunização completa desses trabalhadores, as equipes de socorristas da Central Arapiraca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas começaram a receber, nessa quinta-feira (25), a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Mais de 170 profissionais de saúde ligados à Central Arapiraca do Samu Alagoas, entre médicos, enfermeiros, condutores socorristas, técnicos e auxiliares de enfermagem, além dos servidores dos setores administrativos foram vacinados. Todos os trabalhadores foram imunizados com a segunda dose da CoronaVac.

Um dos contemplados com a vacina é o médico do Samu Arapiraca, Ivo Barbosa. Ele fala da emoção de ser imunizado. “Vejo de perto como é desafiador e, muitas vezes, difícil lidar com essa doença que acomete muitas pessoas das mais variadas idades e classes sociais. Me sinto extremamente emocionado, grato e feliz em poder receber essa segunda dose da vacina, pois sei que poderei continuar ajudando a salvar vidas. A luta continua, vamos em frente com todos os cuidados possíveis para vencer essa batalha”, relatou.

O condutor socorrista do Samu Arapiraca, Rodrigo Mendonça, também foi um dos imunizados nessa segunda etapa de vacinação. “Tomar a segunda dose da vacina é muito bom e de certa forma traz um pouco de alívio para mim e creio que também para todos os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Acredito que tudo isso irá passar. O importante agora é nos protegermos e proteger quem amamos”, disse.

A supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa, ressalta a importância do processo de vacinação dos profissionais socorristas do Samu Arapiraca, que foi encerrado nesta sexta-feira (26). “Essa segunda etapa de vacinação contra a Covid-19 na Central Arapiraca é fundamental para ampliar a rede de cuidado e proteção dos nossos profissionais, tendo em vista que diariamente os socorristas do Samu Alagoas atendem pacientes com suspeita ou que estão contaminados pelo novo coronavírus. Com o ciclo completo de imunização e a utilização dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], a exemplo de macacão ou avental impermeável, luvas, protetores de bota, máscara cirúrgica ou N95, protetor facial, óculos e touca, as equipes terão uma segurança a mais para seguir trabalhando na linha de frente da pandemia”, reforçou.

Segunda dose na Central Maceió – Entre os das 22 e 25 de fevereiro, os profissionais socorristas do Samu Maceió foram imunizados com a segunda dose da vacina CoronaVac. Ao todo, 298 servidores receberam o imunizante.

Cláudio Wagner, que é socorrista do Samu Maceió, comemora a vacinação. “Para nós que trabalhamos na linha de frente, lidando com esse vírus, é maravilhoso e louvável receber essa segunda dose. Agora que estou completamente imunizado contra a Covid-19, não há dúvidas de que estarei muito mais seguro e confiante para atender as ocorrências daqueles que precisam dos nossos serviços”, ressaltou.