Saúde

Covid-19: Hospital Geral finaliza a segunda etapa da imunização, em AL

A primeira etapa da vacinação ocorreu do dia 20 ao dia 27 de janeiro e contemplou 2.218 profissionais da unidade hospitalar.

Por 7Segundos com Ascom Sesau 25/02/2021 19h07
Covid-19: Hospital Geral finaliza a segunda etapa da imunização, em AL
Ação foi organizada pelo Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador do HGE - Foto: Ascom Sesau

A médica pediatra Ana Luzia de Campos Lopes faz parte dos profissionais imunizados contra o novo coronavírus na tarde desta quinta-feira (25), último dia da vacinação no Hospital Geral do Estado (HGE). Ela trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sabe bem a realidade da doença que ainda é uma pandemia e pode matar sem piedade idosos, adultos, jovens e até mesmo crianças.

“Eu perdi colegas, familiares, vi crianças graves na UTI. Cheguei a cuidar do meu esposo com a doença. Essa vacina traz um alivio! Esperança que vamos vencer”, contou a médica que chegou a se afastar dos familiares e do pai, doente com leucemia.

No HGE, a imunização aconteceu por meio de um cronograma estabelecido e agendamento eletrônico por meio de um site. O Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da unidade hospitalar desenvolveu um site para evitar filas e aglomerações, o que facilitou a logística e permitiu mais conforto e tranquilidade aos profissionais.

Organizado pelo Serviço de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, o cronograma foi estendido em mais dois dias para atender todos os profissionais do hospital.

A primeira etapa da vacinação ocorreu do dia 20 ao dia 27 de janeiro e contemplou 2.218 profissionais da unidade hospitalar. Paulo Teixeira, gestor do HGE, ressaltou o empenho do governo de Alagoas e Secretaria de Saúde no cuidado aos profissionais que estão na linha de frente contra a doença.

“Alagoas está dando exemplo no tratamento dos doentes e cuidado com os profissionais e a população. Nosso desejo agora é que mais alagoanos tenham acesso a vacina para vencermos a luta contra o coronavírus”, disse, alertando sobre os cuidados que ainda são necessários para evitar a propagação do vírus: distanciamento social, lavagem periódica das mãos e o uso da máscara.