Arapiraca

Levantamento revitalizará perímetro urbano de ambulantes no Centro

As ações em busca da melhor disposição dos espaços existentes em Arapiraca estão sendo intensificadas

Por Assessoria/PMA 25/02/2021 14h02
Levantamento revitalizará perímetro urbano de ambulantes no Centro
Levantamento revitalizará perímetro urbano de ambulantes em Arapiraca - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Visando desobstruir as calçadas públicas das principais vias do município e proporcionar desenvolvimento urbano, a Prefeitura de Arapiraca realizou um levantamento para dar continuidade ao reordenamento junto aos permissionários que utilizam barracas e carros de mão nestes locais

As atividades, realizadas na tarde desta quarta-feira , 24, inspecionaram todo o perímetro de ambulantes do centro. Participaram desta ação as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural.

As principais mudanças implementadas com a execução de melhorias estão relacionadas ao relocamento de permissionários que usam o espaço público para fins de comercialização e serviços que englobam mercado, shopping popular, feiras e quiosques, além dos ambulantes que circulam pelas ruas da cidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, celebra o sucesso das primeiras ações do programa. Ela acredita que o inicio positivo se deu muito pelo empenho da gestão, bem como pelo amplo diálogo aberto com as partes envolvidas no processo de recadastramento dos trabalhadores.

“Estamos trabalhando para que tenhamos uma Arapiraca com melhor fluxo para as pessoas, através da organização do transito e das relações entre os clientes e os comerciantes. Não queremos tirar a renda dos ambulantes. Queremos garantir um emprego com conforto e segurança. Estamos revitalizando o Espaço Verde, vamos abrir estacionamento adequado, setorizar as bancas e fomentar ainda mais o comércio”, destacou.

Já a secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Simone Romão, afirma que o trabalho vai seguir e tudo o que foi desenvolvido até o momento já traz esperança de um novo aspecto para a região, que está precisando muito utilizar os ambientes da maneira correta. “Todo processo de mudança requer muito estudo, mas estamos conseguindo vencer. Estamos comprometidos em cumprir o planejamento traçado e intensificar ainda mais as ações”, afirmou a secretária.

Mobilidade Urbana

Com objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas e transportes, além de desenvolver atividades econômicas e sociais no perímetro urbano de cidades e evitar aglomerações urbanas, a SMTT está realizando ações de reordenamento no trânsito em todo este perímetro.

“Nossos agentes estão orientando e fiscalizando os motoristas e pedestres para proporcionar mais qualidade e evitar acidentes de trânsitos e imprudências na região. Duas vezes por semana, as guarnições estão monitorando o entorno do Mercado Público Municipal e todos os dias, nos horários de pico, os colaboradores estão fazendo um trabalho eficiente no trânsito nas vias com fluxo intenso”, disse Josenildo de Souza, superintendente da SMTT.

“Com a união das secretarias e a força de vontade da atual gestão vamos reorganizar a cidade e beneficiar aos arapiraquenses e quem trafega pela cidade”, concluiu o secretário da SMTT.