Cultura

[Vídeo] Mostra cultural resgata história de comunidades quilombolas de Teotonio Vilela

Evento realizado pela produtora Somos recebeu recursos da Lei Aldir Blanc

Por 7Segundos 24/02/2021 12h12
[Vídeo] Mostra cultural resgata história de comunidades quilombolas de Teotonio Vilela
Mostra cultural uniu comunidades quilombolas de Teotonio Vilela no último fim de semana - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

A celebração dos costumes, artesanato e sabedoria popular remanescente quilombola serviu também para resgatar a identidade e a autoestima dos moradores das comunidades Abrobreira e Birros - localizadas na zona rural de Teotonio Vilela - que no último final de semana promoveram Mostra Cultural.




As comunidades promoveram apresentações culturais, mostras da culinária e do artesanato, rodas de conversas e palestras, que foram transmitidas ao vivo pelas redes sociais no evento realizado pela produtora cultural Somos, com recursos da Lei Aldir Blanc.


"Já havíamos feito vários trabalhos com essas comunidades e com a Lei Aldir Blanc veio a oportunidade de promover esse trabalho para preservar o legado dessas comunidades centenárias, formada por pessoas receptivas, calorosas, que gostam de mostrar sua sabedoria popular e seus costumes", declarou Josenilde Barbosa, coordenadora da Somos.

O evento foi também uma oportunidade de promover os artistas locais, como frisou o também produtor cultural Alexsandro Alves. De acordo com ele, a Mostra Cultural da Abrobreira e Birros serve também para incentivar aqueles que fazem da cultura um ofício. "A lição que a gente quer deixar é que é possível, por meio da cultura, trazer desenvolvimento econômico, dar publicidade ao fazedor de cultura, preservar a história e a identidade de um povo", ressaltou.

A Mostra Cultural foi executada por moradores das duas comunidades. Eles cuidaram da decoração, dos itens exibidos nas mostras, das apresentações tradicionais, como a capoeira, e dos eventos da programação. A produtora cuidou da estrutura física e também adquiriu os produtos e serviços ofertados, como uma maneira de estimular os moradores da região.


"Daqui para a frente, a gente espera que a cultura afro seja fomentada, para que ela não seja apenas lembrada, mas que esteja presente", declarou Débora Maria, moradora da comunidade

Quilombos de Teotonio


As comunidades remanescentes quilombolas Abrobreira e Birros ficam localizadas há poucos quilômetros de distância da zona urbana de Teotonio Vilela e foram fundadas há mais de cem anos por escravos fugitivos dos quilombos.

Os moradores mais antigos de Abrobreira contam que a comunidade começou quando o casal de escravos Misael e Miquelina se estabeleceram naquelas terras por volta de 1860, ao fugir das fazendas de engenho. Tudo era mata na região, que contava ainda com a proximidade de um rio. Eles passaram a sobreviver da caça, da coleta e da agricultura. Na época, a abóbora se destacou entre as espécies cultivadas, dando à comunidade.


O casal criou os filhos no local, eles construíram casas de taipa trinta anos depois se tornaram proprietários legais da terra. Na época, eles sobreviviam da agricultura e da produção de bolo de massa puba, que é um dos pratos tradicionais da comunidade e ainda é produzido de forma artesanal.

Atualmente a Abrobreira é formada por 46 famílias, que somam um total de pouco mais de 170 habitantes. A maioria mora em cadas de alvenaria, mas algumas moradias de taipa são mantidas para preservar a história e a cultura local. A comunidade recebeu o reconhecimento como remanescente quilombola em 2009.