Trânsito

Prefeitura alinha melhorias para promover acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos

Pessoas idosas e com deficiência realizarão recadastramento

Por Assessoria/PMA 19/02/2021 17h05
Prefeitura alinha melhorias para promover acessibilidade a pessoas com deficiência e idosos
Prefeitura alinha melhorias para promover acessibilidade - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Garantir acessibilidade urbana para as pessoas idosas e deficientes é fundamental. Sabendo disso a Prefeitura de Arapiraca, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), ajustou com a Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR), o recadastramento e entrega dos cartões especiais.

Na reunião, realizada nesta quinta-feira 18, foi definido que será implantado um sistema online com QR code para o cadastro e diminuir a burocracia, além de melhorar a frota com acessibilidade e entregar uma carteirinha caracterizada aos usuários que realmente precisam, de acordo com as suas necessidades.

“Esse momento reflete a preocupação e sensibilidade também do nosso prefeito Luciano Barbosa, que pensa de forma ordenada sobre a acessibilidade” , comentou Josenildo Souza.

Ele também destacou a importância do cartão essencial para assegurar tanto o direito dos cidadãos como o das empresas . “Por isso, o trabalho do Cemfra e da Aapiar em recadastrar os usuários é fundamental, pois precisamos ter o controle de quem realmente ainda precisa utilizar o serviço”, afirmou.

Recadastramento

As pessoas idosas e as com deficiência devem apresentar além dos documentos exigidos, o laudo médico constatando diagnóstico, carimbo e assinatura do médico especialista e será necessário solicitar e preencher um requerimento às associações de idosos e deficientes para o recadastramento.

“Essa ação é um marco em nossa cidade. Estamos respeitando a resolução e essa preocupação é muito importante, pois com a fiscalização da SMTT e o atendimento do Cemfra e Aapiar, os usuários que realmente precisam serão beneficiados. Vale salientar que o documento é pessoal e intransferível”, declarou o diretor do Centro de Reabilitação, Marcos Fontes.

A presidente da Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR), Maria de Lourdes Carvalho, ressaltou a importância desses benefícios específicos para a categoria. “Essa é uma iniciativa louvável e será muito importante para todos nós que somos idosos”, avaliou Maria de Lourdes.