Covid -19

Cidade do Baixo São Francisco é a única sem registros de mortes pela Covid em Alagoas

Os dados divergem entre Estado e Múnicípio; de acordo com boletim municipal, São Brás registrou três mortes

Por 7 Segundos 19/02/2021 13h01 - Atualizado em 19/02/2021 13h01
Cidade do Baixo São Francisco é a única sem registros de mortes pela Covid em Alagoas
São Brás está localizada no Baixo São Francisco alagoano - Foto: Arquivo/ 7Segundos

De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, publicado nessa quarta-feira (7), a cidade de São Braz, localizada no Baixo São Francisco, é a única sem registros de mortes pela Covid-19 em Alagoas. De março até hoje, a cidade registrou 278 casos confirmados da doença, causada pelo coronavírus.

São Brás tem uma população de aproximadamente 7 mil pessoas, de acordo com a previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os casos confirmados correspondem, portanto, a 4% da população total.

Outras cidades do interior de Alagoas também se destacam pelo número baixo de mortes pela doença, causada pelo coronavírus. São elas: Jacaré dos Homens, Mar Vermelho e Pariconha, localizadas no Sertão; Jaramataia, no Agreste; e Pindoba, na Zona da Mata. De acordo com o documento estadual, as cidades citadas apresentaram apenas uma morte cada.

Dados divergentes

O Portal 7 Segundos utilizou o Boletim Epidemiológico da Sesau como fonte oficial para esta matéria. Entretanto, os dados divergem do último Boletim Epidemiológico publicado em 12 de fevereiro pela Prefeitura Municipal de São Brás.

Os dados municipais apontam três óbitos registrados e confirmados como sendo pela Covid-19. Além disso, ma prefeitura registrou 284 casos confirmados da doença.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para entender o motivo das divergências entre os dados do Estado e do Município, e foi informado de que o Boletim Epidemiológico diário é feito com base na atualização dos dados através dos municípios.

Segundo a Sesau, após constatar as divergências, o órgão entrou em contato com a prefeitura de São Brás, que confirmou mortes por Covid no município e se comprometeu a atualizar os dados no sistema estadual.