Sertão

Raio deixa cidades do Sertão na escuridão; Equatorial instalou subestação para abastecer região

Foram 30 profissionais envolvido e 27 horas de trabalho árduo para normalizar o fornecimento

Por 7Segundos, com assessoria 18/02/2021 09h09 - Atualizado em 18/02/2021 09h09
Raio deixa cidades do Sertão na escuridão; Equatorial instalou subestação para abastecer região
Foram 27 horas de trabalho árduo para normalizar o fornecimento - Foto: Site Conexão


As fortes chuvas que cairam no Sertão alagoano nos últimos dias trouxeram esperança para os sertanejos. Mas na noite desta terça-feira (16), raios com fortes descargas elétricas danificaram dois transformadores da subestação de Santana do Ipanema que distribuem energía para vários municípios.

Santana do Ipanema, Maravilha, Ouro Branco, Poço das Trincheiras e Dois Riachos ficaram na escuridão, até o final da noite desta quarta-feira (17) quando a Equatorial Alagoas restabeleceu o fornecimento de energia elétrica nesses municípios.

O trabalho envolveu mais de 30 profissionais, que atuaram direta e indiretamente desde o registro da ocorrência, na terça-feira, às 20h24. Eles trabalharam incansavelmente, de maneira diuturna, para realizar manobras e acelerar a recomposição do sistema para as localidades impactadas, até a conclusão dos serviços.

Em paralelo, a Equatorial iniciou o processo de deslocamento da subestação móvel para Santana do Ipanema. A unidade chegou ao município às 17h desta quarta-feira (17), transportada por um veículo equipado e preparado para esse tipo de carga, já que o equipamento mede desmontada cerca de 19m e pesa 55 toneladas. Para se locomover, o caminhão trafega a 35km/h.

No total, foram 27 horas de trabalho árduo para normalizar o fornecimento. Os técnicos da Distribuidora atuaram com agilidade e segurança para conectar a subestação móvel a rede elétrica e restabelecer a energia dos municípios envolvidos na ocorrência.

A subestação móvel seguirá em operação até o dia 27 de fevereiro, data prevista para a substituição dos transformadores danificados da subestação de Santana do Ipanema.

Os clientes que precisarem entrar em contato com a Equatorial poderão ligar para a Central de Atendimento, por meio do número 0800 082 0196, pelo site al.equatorialenergia.com.br ou pelo aplicativo da Equatorial Energia disponível para as plataformas Android e iOS.