Política

"Vou me guiar pela Constituição", afirma Lira após prisão de deputado

Por 7Segundos com Uol 17/02/2021 07h07
'Vou me guiar pela Constituição', afirma Lira após prisão de deputado
"Vou me guiar pela Constituição", afirma Lira após prisão de deputado - Foto: Wallace Martins / Estadão Conteúdo

O presidente da Câmara Federal dos Deputados, o alagoano Arthur Lira (PP/AL) afirmou nas redes sociais,que vai se guiar pela única bússsola legítima do regime democrático, que é a Constituição", para tomar as providências necessárias com relação à prisão do deputado estadual Daniel Silveira (PL). Ainda hoje, Lira deve ser notificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a determinação do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão do deputado.

A prisão  determinada pelo STF foi em função de um vídeo que Daniel Silveira divulgou afirmando que os 11 ministros do STF "não servem para p... nenhuma para esse país", "não têm caráter, nem escrúpulo nem moral" e deveriam ser destituídos para a nomeação de "11 novos ministros". A única exceção foi Luiz Fux, presidente da Corte, a quem o deputado disse respeitar.


"As manifestações do parlamentar Daniel Silveira, por meio das redes sociais, revelam-se gravíssimas, pois não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito", justificou Alexandre de Moraes na ordem de prisão. (leia na íntegra)

O ministro também determinou que o YouTube bloqueie a disponibilização do vídeo na plataforma, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Silveira já é investigado no inquérito que mira o financiamento e organização de atos antidemocráticos em Brasília. Em junho, ele foi alvo de buscas e apreensões pela PF e teve o sigilo fiscal quebrado por decisão de Moraes. Em depoimento, o parlamentar negou produzir ou repassar mensagens que incitassem animosidade das Forças Armadas contra o STF ou seus ministros.