Economia

Batalhão da Polícia Militar garante policiamento do comércio de Arapiraca durante Carnaval

Conforme Sindilojas, além dos estabelecimentos que pertencem a grandes redes, cerca de 50% do comércio deve abrir ar portas

Por 7Segundos 14/02/2021 07h07 - Atualizado em 14/02/2021 07h07
Batalhão da Polícia Militar garante policiamento do comércio de Arapiraca durante Carnaval
Comércio de Arapiraca - Foto: Arquivo/ 7Segundos

O 3º Batalhão da Polícia Militar vai garantir o policiamento nas ruas do Centro de Arapiraca durante o período do Carnaval, garantindo a segurança para os estabelecimentos que irão funcionar no período. A informação foi confirmada pelo subtenente, major Lima Lins.

Em entrevista para a 91,5FM, o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, afirmou que cerca de metade dos estabelecimentos comerciais vão abrir as portas na segunda e terça-feira, 15 e 16 de fevereiro, além das lojas que fazem parte de grandes redes varejistas.

"Carnaval não é feriado e o Sindilojas deixa os empresários à vontade para escolher se vão funcionar no período, ou não", afirmou Malta, ressaltando ainda que a decisão da prefeitura em não atender o pedido da entidade e antecipar a feira livre para esta sexta (12), reduz um pouco a expectativa do movimento de segunda. "Mas pelo que temos levantado, cerca de 50% das lojas, além daquelas que fazem parte das redes nacionais, irão funcionar", declarou.

Confirma a lista de parte das lojas que irão abrir em Arapiraca no período do Carnaval.


Esses estabelecimentos devem funcionar em horário normal na segunda-feira e de forma parcial na terça. A suspensão no funcionamento das agências bancárias, que só retomam as atividades na quarta-feira (17), no período da tarde também não é considerado empecilho.

"Agora tem pessoas que entendem que mesmo com esta situação que estamos passando é melhor fechar tudo para viajar e participar de aglomerações. Eu não entendo assim e acho que, em vez de manter a rotina dentro da normalidade, muita gente fizer isso, vai ser um complicador na primeira semana de março, com um aumento de casos da doença", declarou.

Wilton Malta justificou que mesmo sem feira e com agências bancárias fechadas, a abertura do comércio na segunda e na terça faz diferença. "Infelizmente, o pessoal laboral não quer entender isso. Nós tivemos um 2020 muito ruim por conta da pandemia e os meses de janeiro e fevereiro não foram muito diferentes. É preciso entender que loja fechada não paga salário de funcionário, não gera emprego", declarou.

O presidente do Sindilojas falou também sobre o impacto da suspensão do auxílio emergencial, que pode ser retomado mês de março. "O auxílio está fazendo falta principalmente para o comércio de artigos populares e teve impacto também em supermercados e até na construção civil. Mas em outros tipos de estabelecimento, como as lojas de moda, não teve tanta diferença", ressaltou.