Arapiraca

Defesa animal é tema de reunião de Luciano Barbosa com grupos de proteção

O encontro contou também com a participação de políticos locais e médicos veterinários

Por 7 Segundos com Assessoria 09/02/2021 17h05 - Atualizado em 09/02/2021 18h06
Defesa animal é tema de reunião de Luciano Barbosa com grupos de proteção
Prefeito recebe grupo de protetores de animais em Arapiraca - Foto: Davi Salsa/Assessoria

O apoio às entidades que cuidam de cães e gatos soltos nas ruas de Arapiraca, como também os animais domiciliados em residências e abrigos, foi tema de reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (9), no Centro Administrativo Municipal, entre o prefeito Luciano Barbosa e defensores da causa e representantes da sociedade civil organizada.

O deputado estadual Tarcizo Freire, o vereador Túlio Freire, a secretária de Gestão Pública, Ariluce Cerqueira, e o procurador-geral do município, advogado Victor Carvalho, também participaram da reunião juntamente com o médico-veterinário Daniel Tenório, que faz um trabalho voluntário nas ruas e abrigos na cidade.

Durante o encontro, o prefeito Luciano Barbosa enalteceu o trabalho social e a sensibilidade dos protetores de animais, bem como o apoio do deputado estadual Tarcizo Freire e do vereador Túlio Freire na criação de um grupo de trabalho com a participação do poder público e sociedade civil organizada.

“Acredito muito no controle social para a resolução de problemas e nas soluções conjuntas. Cabe ao poder público fazer as intervenções necessárias, como também apoiar iniciativas para cuidar das pessoas e dos animais na vida em comunidade”, acrescentou. 

A protetora Tânia Sales, da Associação Humanitária de Proteção aos Animais (AHPAR).que cuida e abriga dezenas de animais de ruas há mais de 12 anos, em Arapiraca, ressaltou que vem tentando há muito tempo o apoio do setor público para a causa. “Esse encontro representa uma esperança para mim e para todas as pessoas que realizam esse trabalho voluntário”, destacou.

O médico-veterinário Daniel Tenório considerou bastante positiva a reunião para tratar do assunto. “A participação de todos com o apoio da prefeitura trará um avanço significativo para a causa em defesa e proteção dos animais”, comentou.

No encerramento do encontro, o prefeito Luciano Barbosa sugeriu que fosse criada uma comissão para tratar, inicialmente, de ações mais emergentes, como a castração dos animais, a exemplo das fêmeas de cães e gatos, bem como a realização de feiras de adoção e critérios para destinação e outras iniciativas conjuntas entre poder público e sociedade.