Arapiraca

Abandonado há anos, Ensino Integral será retomado em Arapiraca

As instituições de ensino focarão no reforço escolar por causa da pandemia

Por 7 Segundos com Assessoria 04/02/2021 06h06 - Atualizado em 04/02/2021 06h06
Abandonado há anos, Ensino Integral será retomado em Arapiraca
As Escolas de Tempo Integral foram implantadas em Arapiraca a partir de 2006 - Foto: Samuel Alves/Assessoria/PMA

Quando foi implantado em Arapiraca, em 2006, a Educação em Tempo Integral foi um divisor de águas no desenvolvimento dos jovens arapiraquenses.

Mas, nos últimos anos, as escolas que funcionavam com esse modelo de ensino foram abandonadas e o que era para ser integral, acabou se tornando apenas uma ilusão.

Isso porque as instituições de ensino não funcionavam mais os dois horários e poucas eram as atividades extra-curriculares, que geralmente aconteciam nos Centros de Apoio as Escolas de Tempo Integral (Caetis).

Nesta quarta-feira (3), a Prefeitura de Arapiraca divulgou que o Ensino em Tempo Integral será retomado, já no início do ano letivo de 2021, com foco no reforço escolar por causa da pandemia.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, o processo de retomada acontecerá de forma gradativa. “Como passamos por um ano com aulas remotas e escolas fechadas, neste primeiro momento vamos focar em reforço escolar, mas nosso objetivo é que as escolas de Arapiraca voltem a ser referências em gestão e qualidade de ensino”, disse a responsável pela pasta.

O objetivo desse sistema é promover ampliação das áreas de conhecimento, consolidando as disciplinas tradicionais, com a inserção de novas áreas do conhecimento, como música, dança, esportes, entre outros.

O modelo Integral de Ensino deu resultados positivos para a Educação Pública Municipal durante o período em que foi colocado em prática na Capital do Agreste alagoano, sendo replicado em diversos municípios e até mesmo pelo Governo do Estado.

Matrículas abertas:

O prazo para matrículas de alunos novatos da Rede Municipal de Educação foi prorrogado e passa a ser até o sábado (6).

Pais e responsáveis devem procurar o Centro de Educação Infantil (Creche) ou Escola mais próxima de sua casa com a documentação necessária. Quem não puder comparecer pessoalmente, poderá realizar pré-matrícula online para esse grupo específico.

A secretária municipal de Educação, Ivana Costa, afirmou que a ideia do prefeito Luciano Barbosa é que nenhum aluno fique sem estudar. “Oferecemos um prazo maior visando uma maior chance para os estudantes estarem nas nossas escolas municipais. Além disso estamos evitando aglomeração”, comentou.

Documentação para matrícula:

  • Cópia da Certidão de Nascimento do aluno (ou de Casamento, caso seja matrícula de EJA);
    Original do Histórico Escolar ou Declaração;
    Cópia do Registro Geral para maiores de 18 anos;
    2 fotos 3×4;
    Cópia do Cartão do Programa Bolsa Família (para os beneficiados);
    Cópia do Cartão de Vacina;
    Cópia do Comprovante de Residência;
    Cópia do RG e CPF dos pais ou responsáveis legais;
    Cópia do Cartão SUS;
    Obs.: caso falte algum dos itens acima descritos, a matrícula será efetivada e a escola estipulará um prazo para regularização.