Educação

Escolas Municipais e parte da Rede Privada adotam Ensino Híbrido em 2021

Depois de um ano letivo cheio de incertezas, em Alagoas, boa parcela das instituições de ensino já anunciou o retorno de suas atividades presenciais

Por 7 Segundos 21/01/2021 13h01 - Atualizado em 22/01/2021 11h11
Escolas Municipais e parte da Rede Privada adotam Ensino Híbrido em 2021
Escolas Municipais e parte da Rede Privada adotam Ensino Híbrido em 2021 - Foto: Divulgação

Uma coisa é certa: a pandemia de coronavírus deve mudar completamente a forma com alguns serviços são fornecidos, sejam eles públicos ou privados. A educação é um desses setores.

Depois de um ano letivo cheio de incertezas, em Alagoas, boa parcela das instituições de ensino já anunciou o retorno de suas atividades presenciais.

Em Arapiraca, a modalidade de Educação Híbrida deve ser adotada pelas principais escolas públicas e privadas da cidade, com o objetivo de minimizar o contato entre alunos e professores, e promover mais segurança sanitária nos estabelecimentos.

Também conhecido como blenied learning, o ensino híbrido é um sistema de formação no qual uma parte do aprendizado ocorre de maneira offline e a outra online. A parte online pode ser realizada tanto à distância quanto presencialmente, dentro de laboratórios na própria estrutura da escola.

De acordo com o Governo do Estado, desde 21 de janeiro as aulas estão permitidas a acontecerem presencialmente. Segundo decreto, será permitida a presença de até 50% dos alunos em sala de aula na rede privada e 30% da capacidade das salas na rede pública.

Em matéria publicada pela secretaria de Estado da Educação, o secretário Fábio Guedes reforçou que as escolas da rede estadual estarão adequadas aos protocolos sanitários e de saúde, destacando que o mesmo deverá acontecer nas escolas particulares e nas redes municipais.

As aulas nas escolas estaduais estão previstas para retornarem a partir de 1° de março de 2021.

Rede Municipal em Arapiraca

As matrículas para as escolas municipais de Arapiraca estão abertas e o retorno das atividades presenciais previstos para o mês de março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte, tudo indica que a modalidade híbrida será implantada na Capital do Agreste, com escalonamento das turmas e manutenção de atividades virtuais.

Em nota encaminhada ao portal 7 Segundos, a prefeitura de Arapiraca informou que a Educação tem se reunido constantemente para definir o retorno às aulas para o ano letivo de 2021, garantindo a segurança de todos os alunos e profissionais da área.

Rede Privada

Parte das escolas particulares de Arapiraca retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (21), e, de acordo com o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Arapiraca, João Paulo, a forma híbrida tem sido a escolhida neste primeiro momento.

Durante entrevista a uma rádio local, ele explicou que o Conselho Nacional de Educação, junto ao Ministério da Educação (MEC), autorizou o formato remoto até o final de 2021 e com autorização do governo do estado para o retorno das atividades presenciais com quantidade de alunos reduzida.

O Portal 7 Segundos conversou com a diretora do Colégio Santa Esmeralda, Lusineide Afonso, que explicou estar realizando planejamento e capacitações com todos os profissionais para garantir a segurança de todos os alunos e funcionários.

"Nesta sexta-feira nós vamos participar de um workshop sobre as perspectivas e desafios. Estamos nos organizando e tomando todas as medidas para dar início às aulas no dia 26 de janeiro", disse ela.

A diretora Lusineide explicou, ainda, que algumas salas são amplas e poderão funcionar com o número integral de alunos, mantendo o distanciamento. Já outras turmas precisarão ser divididas e funcionarão na modalidade híbrida.