Geral

[Vídeo] Profissionais da Unidade Sentinela são os primeiros a serem a imunizados pelo município

Profissionais de outros hospitais e moradores de abrigos para idosos também serão imunizados pelo município

Por 7 Segundos 21/01/2021 10h10 - Atualizado em 21/01/2021 11h11
[Vídeo] Profissionais da Unidade Sentinela são os primeiros a serem a imunizados pelo município
Profissionais da Unidade Sentinela receberam a primeira dose da vacina - Foto: Jânio Barbosa / 7Segundos

Na manhã desta quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca iniciou a imunização do grupo prioritário, ou seja, os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. As vacinas chegaram ao município de Arapiraca na tarde desta quarta-feira(20). 

A Unidade Sentinela Municipal, localizada no Bairro Santa Edwiges, foi a escolhida para receber as primeiras vacinas. A equipe que estava de plantão na unidade foi vacinada nesta manhã.

A primeira pessoa a ser imunizada foi a auxiliar de serviços gerais Jane Dionila da Silva, de 34 anos, que exerce suas funções na Unidade Sentinela desde o primeiro dia de funcionamento do local, em março de 2020.

“Eu acho que eu fui uma das escolhidas para ser a primeira porque desde o início, do dia 8 de abril, estou aqui trabalhando nos serviços gerais. Me sinto muito orgulhosa de ter sido a primeira a ser imunizada com a vacina”, disse ela bastante emocionada.


Jane destacou a importância da vacinação para minimizar as perdas causadas pela pandemia. “Perdemos muitos. Que agora seja o começo de uma nova vida, com vacina. É uma dose de esperança para nós e para o mundo inteiro”, finalizou.

Em seguida, a secretária municipal de Saúde, a médica infectologista Luciana Fonseca, também recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, bem como outro profissionais da saúde. A segunda dose será aplicada nos mesmos profissionais após 28 dias, fechando o ciclo de imunização. 

A Secretária Municipal de Saúde, afirmou durante sua fala que esse agora, com a vacina, finalmente, os profissionais de saúde vão poder sentir um pouco de alívio. Porque durante toda a pandemia foi um trabalho exaustivo de desgaste físico e emocional.

" Sei que vocês estão muito cansados, porque tiveram que atender a toda uma demanda, e ainda enfrentar os óbitos dos pacientes que não conseguiram vencer a Covid-19", afirmou.


De acordo com o Grupo de Trabalho responsável pelo fluxo de imunização no município, além da Unidade Sentinela, também ficou sob responsabilidade do município a vacinação dos profissionais de saúde do Pronto Atendimento Municipal, Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, Complexo Hospitalar Manoel André (Chama) e idosos que moram em abrigos institucionais, como Lar Antônio Jorge e Lar São Vicente de Paula.