Arapiraca

Festa da Padroeira não contará com tradicional cavalgada por causa da pandemia

Esta seria a 19ª edição da Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho

Por 7 Segundos 20/01/2021 07h07 - Atualizado em 20/01/2021 07h07
Festa da Padroeira não contará com tradicional cavalgada por causa da pandemia
Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho - Foto: Genival Silva

Pela primeira vez em quase 20 anos de tradição, a Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, que traz a imagem da santa da cidade pernambucana até Arapiraca, não vai acontecer.

A decisão foi tomada pela Associação dos Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca (Acesa) e confirmada ao Portal 7 Segundos pelo seu presidente, Marcelo Leonardo.

"Foi uma decisão difícil, mas inevitável devido ao aumento no número de casos em Arapiraca. Sabemos da importância da cavalgada a nossa Festa da Padroeira, mas para evitar aglomerações, nós decidimos não fazê-la este ano", explicou Marcelo.

Esta seria a 19ª edição da cavalgada. "São quase 20 anos de história e esta é a primeira vez que cancelamos a cavalgada", lamentou Marcelo.

Sobre a cavalgada

Anualmente, cerca de 200 integrantes da Acesa seguem o ritual que é realizado desde 2002, saindo da cidade de Bom Conselho até Arapiraca, passando por cidades como Rainha Izabel-PE, Palmeira dos Índios-AL e Igaci-AL.

O cortejo, que dura dois dias, repete o trajeto realizado por Manoel André, quando em 1864 trouxe da cidade de Bom Conselho, interior pernambucano, a imagem de Nossa Senhora até a região que hoje conhecemos como Arapiraca.

A edição deste ano seria a primeira sem a participação do Bispo Dom Valério Brêda, que faleceu em junho de 2020. Todos os anos, ele era o responsável pela celebração da missa solene que marca o início da cavalgada, e também pela bênção dos cavalos.