Covid -19

Neste primeiro momento, Arapiraca receberá 1646 doses da vacina contra Covid-19

O Hospital de Emergência foi o primeiro a receber doses da vacina em Arapiraca

Por 7 Segundos 19/01/2021 16h04 - Atualizado em 19/01/2021 17h05
Neste primeiro momento, Arapiraca receberá 1646 doses da vacina contra Covid-19
Ilustração

Arapiraca é a segunda cidade a receber mais doses de vacina contra a Covid-19. De acordo com tabela divulgada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), a Capital do Agreste alagoano vai receber 1646 doses da vacina.

A distribuição será feita de forma gradativa e a quantidade de doses leva em consideração o número de habitantes de cada município.

O número corresponde a primeira dose da vacina. Outras 1646 estão garantidas para a segunda dose, que deve ser aplicada com intervalo de 21 dias.

O primeiro estabelecimento de saúde a receber as doses da vacina em Arapiraca foi o Hospital de Emergência do Agreste, localizado as margens da AL-220.

De acordo com as primeiras informações apuradas pelo Portal 7 Segundos, o hospital recebeu 150 doses na tarde desta terça-feira (19), e já deu início à imunização de seus colaboradores que atuam na ala Covid.

O primeiro arapiraquense a ser imunizado foi o enfermeiro Andervan Leal, que atua na linha de frente do combate à Covid desde o início da pandemia.

Cuidados necessários

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu uma nota técnica para os municípios com algumas informações importantes acerca da imunização em Alagoas.

  • Em geral, como com todas as vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;
  • Não há evidências, até o momento, de qualquer preocupação de segurança na vacinação de indivíduos com história anterior de infecção ou com anticorpo detectável pelo SARS-CoV-2.
  • É improvável que a vacinação de indivíduos infectados (em período de incubação) ou assintomáticos tenha um efeito prejudicial sobre a doença.
  • Para os indivíduos sintomáticos recomenda-se o adiamento da vacinação até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas.
  • Para os assintomáticos com diagnóstico molecular firmado, recomenda-se o adiamento da vacinação por quatro semanas a partir da primeira amostra de RT-PCR positiva.