Saúde

Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra covid-19 na web

Nenhuma vacina contra o coronavírus foi aprovada pela agência ainda

Por Agência Brasil 14/01/2021 09h09 - Atualizado em 14/01/2021 09h09
Anvisa alerta para venda de vacinas falsas contra covid-19 na web
Vacinação Covid-19 - Foto: Reprodução/Web

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou nota nesta quarta-feira, 13, alertando sobre a venda de vacinas contra a covid-19 na internet. No entanto, elas são falsas.

O órgão diz ter tomado conhecimento do golpe pela mídia. Segundo a nota, a Polícia Civil do DF está investigando os casos. As informações são da Agência Brasil.

A Anvisa reitera que não há, até o momento, qualquer vacina registrada ou autorizada em caráter emergencial. Neste último caso, a Anvisa ainda avalia os pedidos apresentados pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para as respectivas vacinas. A decisão deve ocorrer em reunião neste domingo, 17.

A agência lembra ainda que, sem registro ou autorização para uso emergencial, uma vacina não pode ser comercializada. A aquisição de um medicamento sem registro ou autorização, acrescenta a nota, pode trazer riscos à saúde de quem toma a substância.

“Atenção, consumidores! A falsificação de medicamentos pode ocasionar danos irreversíveis à saúde, podendo levar a óbito, uma vez que não é possível verificar a segurança, a qualidade e a eficácia desses produtos”, diz o texto.

As vacinas deverão ser destinadas, ao menos inicialmente, ao SUS (Sistema Único de Saúde), onde serão distribuídas a estados e municípios por meio do Programa Nacional de Imunização.

“É preciso ressaltar que somente empresas devidamente certificadas pela Anvisa e licenciadas pela autoridade sanitária local poderão, quando for o caso, distribuir, fabricar, importar, transportar e aplicar as vacinas de covid-19 autorizadas. No caso de vacinas importadas, a norma sanitária prevê que a empresa importadora é responsável pela qualidade, eficácia e segurança dos lotes importados das vacinas”, conclui a nota.

A agência pede que os cidadãos denunciem à sua ouvidoria caso identifiquem tentativas de comercialização de medicamentos irregulares sem registro ou autorização do órgão.