Cultura

Grupo Cultural de Arapiraca inicia preparativos para os festejos juninos e valoriza artistas locais

Retomada das atividades promove a produção de trabalhos a várias setores da economia

Por 7Segundos 12/01/2021 00h12 - Atualizado em 12/01/2021 07h07
Grupo Cultural de Arapiraca inicia preparativos para os festejos juninos e valoriza artistas locais
Grupo Cultural de Arapiraca inicia preparativos para os festejos juninos - Foto: Arquivo pessoal

Com o anúncio da vacinação contra a Covid-19 para os próximos meses, as festividades e eventos culturais devem estar liberados no primeiro semestre desse ano. Foi pensando de forma positiva e com muita fé no coração, que o Grupo Cultural Quadrilha Tradição Junina já iniciou os preparativos para as festividades juninas deste ano.

O primeiro passo foi dá início as gravações das músicas que vão fazer parte do repertório temático da quadrilha junina.

"Estamos muito animados e motivados já que no ano passado não podemos nos apresentar na maior tradição junina do Agreste que é o São João", afirmou Selton Oliveira, coordenador do grupo.

Selton Oliveira chamou a atenção para um aspecto importante na retomada dos preparativos para as festividades juninas; a contratação de artistas locais para a produção e gravação das músicas.

Ele ressaltou que a classe artística foi uma das mais atingidas durante a pandemia, porque foi a primeira que teve que parar as atividades e a última a retomar quando, no final do ano passado alguns setores da economia voltarão a exercer suas atividades.

Com a retomada dos preparativos juninos foram contratados profissionais de Arapiraca como , cantores, instrumentistas, técnicos de som, dentre outros profissionais, para a gravação do repertório. A

“É sem dúvidas muito importante essa valorização dos artistas locais, fortalecendo cada vez mais a cultura de Arapiraca", citou Selton.

Além de incentivar a classe de músicos e artistas do município, o grupo Quadrilha Tradição Junina destaca também o incentivo aos microempreendedores do município, com a contratação de serviços de marceneiro, serralheiro, costureiras, e também a movimentação do comércio local, com aquisição de materiais de aviamentos, equipamentos e acessórios.

“Eu acredito na cultura de Arapiraca pelas riquezas e variedades que temos. Acredito na união de todo meio artístico cantores, quadrilheiros, pastoril, reisado, coco de roda, destaladeiras de fumo e artistas circenses, para crescer ainda mais e não deixar nossa arte morrer”, citou Fabiano Carlos, cantor e instrumentista.

Além das danças típicas das festividades juninas, a Quadrilha Tradição Junina de Arapiraca desenvolve durante o ano inteiro, ações sociais e oficinas como de maquiagem, dança e teatro.