Arapiraca

Arapiraquenses esperam que a área da Saúde seja prioridade na gestão de Luciano

A população de Arapiraca anseia pela vacina, mas também quer ter assistência em Saúde Pública.

Por 7 Segundos 06/01/2021 07h07 - Atualizado em 06/01/2021 07h07
Arapiraquenses esperam que a área da Saúde seja prioridade na gestão de Luciano
Posse de Luciano Barbosa em Arapiraca - Foto: 7Segundos

A área da Saúde foi apontada, pelos internautas do Portal 7 Segundos, como a que mais precisa ser priorizada pelo prefeito Luciano Barbosa no início de sua gestão.

O gestor arapiraquense dá início ao seu governo em meio a segunda onda de infecção por coronavírus, já confirmada por cientistas da Universidade Estadual de Alagoas (Ufal).

A população de Arapiraca anseia pela vacina, mas também quer ter assistência em Saúde Pública.

Analisando o Plano de Governo de Luciano Barbosa, a área é uma das mais citadas no documento, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Sobre a pandemia, o documento fala que será colocada em prática a "ampliação da oferta de serviços públicos de Saúde e a preparação da Rede Municipal para os desafios futuros que a pandemia está gerando, como a ampliação das áreas de Nefrologia, Saúde Mental, combate a comorbidades...", diz trecho do documento.

Na Atenção Básica, Luciano Barbosa promete reduzir as filas e facilitar o acesso da população, por meio de tecnologia. Confira algumas das propostas mais importantes abaixo:

  • - Ampliar o horário de atendimentos, organizando a agenda dos profissionais com qualidade e continuidade do cuidado;
    - Instituir um Plano de Contingência para manter o equilíbrio da demanda e da oferta nos casos das variações inevitáveis, como surtos de gripe, dengue e etc.);
    - Premiar os melhores resultados de indicadores de Saúde por área de abrangência das Equipes de Saúde;
    - Fortalecer e descentralizar a Atenção Psicossocial na Atenção Básica, ampliando o cuidado com a Saúde Mental dos arapiraquenses.

Nova Secretária

Com gestão focada na pandemia, o prefeito Luciano Barbosa resolveu escolher a médica infectologista Luciana Fonseca, que há 21 anos trabalha no Município. Atualmente, a profissional de saúde exerce o cargo de infectologista na Unidade Sentinela, no atendimento das vítimas da Covid-19.

Outras áreas

Na pesquisa feita pelo Portal 7 Segundos com os internautas, outras áreas também ganharam destaque para a necessidade de priorização por parte do prefeito Luciano Barbosa. Educação ficou em segundo lugar, e Desenvolvimento Econômico em terceiro.

O resultado também pode ser analisado como consequência da preocupação da população com o pós-pandemia, já que Educação e Desenvolvimento Econômico foram áreas bastante afetadas, principalmente no período mais rígido de isolamento social.