Política

Luciano Barbosa evita polêmica e foca na reconstrução de Arapiraca em discurso de posse

Luciano Barbosa tomou posse nesta sexta-feira (1º) como prefeito de Arapiraca, pela terceira vez

Por Marcos Filipe Sousa 01/01/2021 17h05
Luciano Barbosa evita polêmica e foca na reconstrução de Arapiraca em discurso de posse
Posse de Luciano Barbosa em Arapiraca - Foto: 7Segundos

Luciano Barbosa tomou posse nesta sexta-feira (1º) como prefeito de Arapiraca, pela terceira vez, em cerimônia no Teatro Hermeto Pascal.

Após fazer o juramento e assinar o livro de posse – assim como a vice-prefeita, Rute Nezinho –, Barbosa fez seu primeiro discurso como prefeito, que durou 15 minutos. 

Em suas primerias palavras, agradeceu a Deus pelo que passou na eleição. "O povo de Arapiraca acompanhou, mesmo de forma desfocada, e vendo a luta nas ruas e tribunais. Pedia a Deus sabedoria para enfrentar o que estava por vir e escolher sabiamente os caminhos certos".

"Peço também a Deus que me dê humildade, porque com ela, sabedoria e coragem, pretendo fazer um grande mandato e honrar cada voto que recebi", completou. 

Falou em parcerias com parlamentares estaduais e federais. "Quem quizer ajudar Arapiraca terá a mão estendida do prefeito. Não recusarei pessoas que queiram transformar essa cidade digna de se viver."

"Nem quem esse seja o meu último mandato público. Mas quero transformar o meu compromisso em gestp concreto", destacando as promessas de campanha.

A cerimônia

A cerimônia na Câmara começou às 16h com a posse dos 19 vereadores eleitos. 

A sessão solene foi presidida pelo vereador mais votado, Rogério Nezinho (MDB). E contou com a presença dos deputados estaduais Ricardo Nezinho (MDb), Sérgio Toledo (PR) e Tarcísio Freire (Progressistas). 

A eleição 

Luciano foi eleito com 54,56% dos votos válidos, derrotando Fabiana Pessoa. Fora do MDB, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que ele disputasse as eleições sub judice e mantivesse o nome nas urnas. Quase um mês após a eleição, o MDB retirou a ação que moveu contra Barbosa e ele conseguiu decisão favorável no TRE-AL.

Perfil dos novos administradores

O prefeito José Luciano Barbosa da Silva tem 62 anos, é divorciado, declara ao TSE a ocupação de engenheiro e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 1.154.535,65. Já a vice Rute Nezinho (Rutineide Pereira Melo de Lira), do PL, tem 56 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de servidora público estadual e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 717.777,77.