Covid -19

Usuários de academias tem negligenciado cada vez mais os cuidados básicos contra o coronavírus

Academias estão classificadas como estabelecimentos que oferecem grande risco de infecção pelo coronavírus

Por arapiraca com 7 Segundos 01/01/2021 08h08 - Atualizado em 01/01/2021 08h08
Usuários de academias tem negligenciado cada vez mais os cuidados básicos contra o coronavírus
Usuários de academias tem negligenciado cuidados - Foto: Ilustração

Cinco e meia da manhã, dez esteiras ergométricas disponíveis, dez usuários e apenas um deles utilizando máscara de proteção. A cena tem sido cada vez mais frequente nas academias e centros de treinamento de Arapiraca, o que comprova um relaxamento por parte da população com relação aos cuidados básicos de proteção contra o coronavírus.

Esse tipo de situação tem preocupado os profissionais de Saúde, que já sofrem com o aumento significativo nos casos graves de coronavírus em todo o país. Em Alagoas, já são cerca de 2.500 pessoas mortas por decorrência da Covid-19; são quase 105 mil casos confirmados no estado.

De acordo com uma tabela elaborada pela Associação Médica do Texas, nos Estados Unidos, academias estão classificadas como estabelecimentos que oferecem grande risco de infecção pelo coronavírus.

Para o estudante universitário Andrey Silva, voltar a rotina de treinos foi tema para muita reflexão pessoal. Praticante assíduo de atividade física, de musculação, ele, que convive com idosos em casa, tem treinado em horários de baixa procura.

"Quando as academias voltaram a funcionar, eu fiquei bastante receoso por ter pais idosos. Esperei quase dois meses para poder retomar os treinos. No horário em que eu vou para academia, me sinto seguro porque não tem muita gente, mas nos horários de pico, a academia fica lotada", disse ele.

Ele destaca que a falta de fiscalização ajudou no processo de negligencia dos cuidados básicos. "Onde eu treino, as pessoas usam máscara de forma parcial, as vezes flagro máscaras no queixo. Houve relaxamento e até a fiscalização diminuiu", continuou.

Para o enfermeiro Roberto Castro, é tanta falta de noção que a impressão que dá é de que é até errado usar a máscara.

"A frase 'uso obrigatório de máscara' está estampada por todos os lados na academia que eu frequento, mas arrisco dizer que apenas 10% dos frequentadores utilizam. As vezes me sinto um ET por ser o único usando máscara durante o treino. Eu tenho evitado até levar garrafinha de água para não precisar remover a máscara do rosto. É revoltante ter que lutar sozinho", desabafou o profissional da Saúde.

"Esses dias encontrei uma máscara esquecida em cima de uma máquina. Que tipo de pessoa, entra na academia de máscara, tira ela do rosto e ainda esquece?", continuou.

Há também as pessoas que ainda não se sentem seguras de voltar a frequentar academias. É o caso da jornalista e influenciadora digital Clau Soares, que só retomará quando a pandemia estiver controlada.

"Embora eu tenha plena consciência da importância da prática de exercícios para a saúde física e mental, ir para a academia, um ambiente fechado no qual é praticamente impossível manter o distanciamento, não é uma opção para mim, neste momento da pandemia. Inclusive, há estudos que apontam que para a prática de atividades intensas é recomendado tirar a máscara. Como então evitar o contágio? Compreendo ainda a necessidade das academias funcionarem para não falirem e acredito que é justo que abram as portas para quem opta por treinar. Quanto a mim, prefiro evitar esses ambientes e pretendo retomar a academia quando a pandemia estiver controlada", disse a jornalista.

Confira algumas dicas dicas para evitar a infecção pelo coronavírus nas academias:

  • - Use máscara; mesmo sendo difícil treinar com ela, é um item essencial para evitar a proliferação do vírus. E, apesar de negligenciada, seu uso é obrigatório;
  • - Fique atento a temperatura; passou de 37.5º, não entre no estabelecimento;
  • - Higienize as mãos; lave bem as mãos, até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então utilizando álcool 70%;
  • - Certifique-se que a academia dispõe de kits de limpeza em pontos estratégicos, principalmente nas áreas de musculação e treinos livres;
  • - Não use o celular; pegar o aparelho o tempo todo pode contaminá-lo com o coronavírus e, posteriormente, levá-lo com você para todos os lugares;
  • - Não utilize bebedouros; o ideal é que os usuários evitem beberem água com frequência durante os treinos, para evitar precisar remover a máscara; caso seja extremamente necessário, utilize sua própria garrafinha;
  • - Não extrapole o tempo; 60 minutos é o tempo máximo recomendado para realização de treinos em academias.