Geral

[Vídeo] Médico Veterinário dá dicas de como acalmar os pets devido o barulho dos fogos de artifício, nesta virada de ano-novo

Com o barulho dos fogos, os pets se estressam e ficam extremamente assustados

Por 7 segundos 31/12/2020 09h09 - Atualizado em 31/12/2020 12h12
[Vídeo] Médico Veterinário dá dicas de como acalmar os pets devido o barulho dos fogos de artifício, nesta virada de ano-novo
Médico Veterinário João Paulo - Foto: Jânio Barbosa/7segundos


A virada do ano é sempre marcada por expectativas, comemoração, e fogos de artifícios. Mas nem todos agradam-se com o barulho que estes artefatos provocam.

É o caso dos pets, em especial cães e gatos. Estes animais tem a audição aguçada, e podem escutar 15 ou até 17 vezes mais que os seres humanos. Com o barulho dos fogos, os pets se estressam e ficam extremamente assustados.

Pensando nisto, o Médico Veterinário João Paulo, em entrevista ao Programa 7 segundos em destaque, do  Portal 7 segundos, dá algumas dicas para que seus donos consigam prepara-los para este momento, de uma forma mais tranquila e que não os afetem.


Dicas:

Aproximadamente uma hora antes da queima de fogos preparar seu pet, colocando ele em um ambiente escuro, fechar a porta, pode-se colocar uma música ambiente, para que eles não foquem no barulho dos fogos.

O veterinário também indica o uso de um calmante antecipadamente. O calmante homeopático é utilizado em sua clínica, (Anizen), e pode ser usado dias antes. A medicação deixará o pet mais calmo, e relaxado, mais suscetível. 

ALERTA

João Paulo também alerta aos riscos dos acidentes, que acontecem nessa época do ano devido ao medo dos pets. Com o barulho dos fogos, acontece de o animal pular do primeiro andar, ou até sair correndo na rua desesperadamente quando abrem a porta, podendo ocasionar um acidente.

“Os animais sentem. Vamos cuidar dos nossos pets, colocar ele num cantinho, fazer carinho, dar atenção, esteja com ele. O que nós pudermos fazer para amenizar, e minimizar esses riscos vamos fazer.’’