Polícia

Dezembro violento: Arapiraca bate recorde de homicídios no último mês do ano

Até esta segunda (28), 14 assassinatos foram registrados no município

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 29/12/2020 07h07 - Atualizado em 29/12/2020 07h07
Dezembro violento: Arapiraca bate recorde de homicídios no último mês do ano
Duplo homicídio foi registrado no Bosque das Arapiracas, em pleno domingo - Foto: Reprodução / Vídeo

Apesar de faltar ainda três dias para o final de 2020, Arapiraca já bateu o recorde de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) para o mês de dezembro. Conforme levantamento feito pelo 7Segundos, do dia 1º até esta segunda (28), foram registrados 14 homicídios no município, incluindo o assassinato de uma jovem no bairro Olho d`Água dos Cazuzinhas, com características de crime de mando.

O aumento nos crime violentos têm chamado a atenção da população especialmente na última semana. Das 14 pessoas que foram assassinadas em Arapiraca em dezembro, nove delas morreram do dia 20 para cá. Quatro dessas vítimas foram mortas em dois duplos homicídios, um deles ocorrido no Bosque das Arapiracas, o local de lazer mais movimentado do município, em pleno domingo, e outro envolvendo trabalhadores da construção civil em seu local de trabalho. E no último domingo (27), uma vítima de disparos de arma de fogo chegou a ser socorrida com vida por populares, mas o veículo que seguia em direção ao hospital se envolveu em um acidente e o jovem morreu antes de receber atendimento médico. 

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, pelo menos desde o ano de 2018, Arapiraca não tinha um mês de dezembro tão violento quanto o atual, apesar da redução da violência de maneira geral no município.

Fonte: SSP/AL

Na tabela e no gráfico do Boletim Mensal da Estatística Criminal de Alagoas, referente ao mês de novembro deste ano, é possível perceber uma considerável redução na quantidade de CVLI - ou homicídios - durante todo o ano de 2020. De janeiro a outubro, a quantidade de homicídios registrados na cidade foi menor que dez por mês e, nos meses de junho e julho foram registrados apenas 4 e 3 assassinatos em Arapiraca.

No entanto, no mês de novembro, cuja média histórica é de homicídios em baixa, este ano já contou com uma alta na estatística. Observe também que o número relativo a quantidade de óbitos do mês de dezembro não está preenchido. Isso acontece porque apenas no dia 1º de janeiro, a Secretaria de Segurança Pública deve finalizar o balanço referente ao mês de dezembro e ao ano de 2020.

Segundo informações, a redução da violência - que já era registrada antes da pandemia - foi puxada ainda mais para baixo devido ao novo coronavírus. Como nos últimos meses uma parcela da população retomou a rotina “normal”, os crimes contra a vida também tiveram um avanço.

Conforme o boletim da SSP, homicídios que tem mulheres como vítimas, como é o caso da jovem Mayara da Silva, executada na tarde desta segunda-feira, são exceção. Do total de homicídios ocorridos até agora em 2020, 95,8% das vítimas são homens, quase metade deles (46,5%) jovens com idades entre 18 e 29 anos.

A maior parte dos crimes são praticados por armas de fogo (70,4%) e, na metade dos casos, acontecem em vias ou locais públicos.