Cidades

'Natal Luz' leva energia a comunidade rural que vivia na era do candeeiro

Pela primeira vez, comunidade de Olho d`Água do Meio passou o Natal iluminada

Por Ascom Equatorial 25/12/2020 16h04
'Natal Luz' leva energia a comunidade rural que vivia na era do candeeiro
Em vez da fraca luz do candeeiro, Natal foi celebrado com muita energia - Foto: Ascom Equatorial

A comunidade Olho D’Água do Meio, localizada no município de Piranhas, a 288 km de Maceió, comemorou pela primeira vez, a chegada do Natal, iluminada por energia elétrica. Desde a quarta-feira (23), as seis famílias beneficiadas pelo programa de universalização puderam usufruir de um dos benefícios da luz elétrica em ação organizada pela Equatorial Energia Alagoas, o Natal de Luz.

Foi um dia diferente para os moradores da comunidade sertaneja. Bem cedo, o local ficou bastante movimentado e todos queriam acompanhar a montagem do evento, que logo mais à noite exibia a magia trazida pela energia elétrica. E tudo se tornou ainda mais especial quando as luzes decorativas do natal foram ligadas e transformou o ambiente simples em uma área cheia de encanto.

Antes do evento, dona Angelita Salu Matos, uma das clientes beneficiadas com a chegada da energia elétrica já estava muito feliz com o presente de natal. “Ah, minha filha, foram 14 anos sem energia e a gente tinha muita dificuldade. Durante a noite, era na vela, no candeeiro, quando acendia o vento apagava. Hoje, escureceu a gente já acende a luz e pronto não tem vento que apague”, comemorou a dona de casa.



O esposo dela, senhor Manoel Matos também era somente alegria. “Agora, a gente pode trazer a família para cá e todo mundo vai ficar mais à vontade. Tudo por conta da energia. A gente vai ter uma geladeira, se Deus quiser, para tomar uma aguinha fria, né, para todo mundo se refrescar. Vai ser muito bom”, disse o trabalhador rural.

Quando o Natal de luz começou foi uma festa. Teve Papai Noel, cineminha, presentes para as crianças e cestas de natal e de alimentos básicos para as famílias. “Eu jamais irei esquecer essa noite. Foi maravilhosa, muito boa. Melhor do que é essa só no céu. Vai ficar na minha memória para o resto da vida”, disse dona Angelita.

Dona Zenilda Maria Monteiro, andou cerca de 1 km para participar do Natal de Luz e também amou a comemoração antecipada do natal. “Eu fiquei muito feliz, todas essas luzes me deixaram emocionada. Vocês fizeram um trabalho lindo aqui e isso será inesquecível. O nosso natal realmente foi diferente”, comentou a trabalhadora rural.

Universalização

Esse ano, a primeira edição do Natal de Luz, organizado em Alagoas pela Equatorial também comemora as mais 500 obras energizadas e 675 unidades consumidoras beneficiadas no estado. Com investimento de R$ 4,7 milhões, foram implantados 4312 postes e quase 200 km de rede elétrica construída. Somente na comunidade Olho D’Água do Meio foram 5 km de cabos e 65 postes instalados para levar a tão esperada energia.

“A energia elétrica traz uma condição de vida muito melhor para as comunidades. Além de poder utilizar equipamentos elétricos, as famílias podem curtir a vida noturna, já que podem iluminar as casas e fazer atividades externas mesmo a noite. É mais energia para estudar, se informar e também para o lazer”, afirma o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.

Ele complementou que a Equatorial manteve o compromisso com a responsabilidade social e esse ano investiu mais de R$ 1 milhão de reais em ações para diminuir os impactos da pandemia, principalmente na vida de pessoas que não conseguiram gerar renda devido ao isolamento social. “Agora, chegamos ao sertão, com todos os cuidados, para comemorar o natal com energia elétrica e fecharmos o ano de uma forma bem especial”, finaliza o presidente.