Geral

Patriarca arapiraquense cancela festa de 58 anos de casamento para preservar a vida da família

No dia 22 o chefe da família também completou 80 anos de vida

Por 7Segundos 25/12/2020 17h05 - Atualizado em 08/01/2021 11h11
Patriarca arapiraquense cancela festa de 58 anos  de casamento para preservar a vida da família
Patriarca cancela festa de 58 anos e casamento para evitar aglomeração - Foto: Arquivo pessoal

O mês de dezembro é muito especial para todas as famílias  em função das comemorações das festividades natalinas e de final de ano. Para uma família de Arapiraca, esse mês é mais do que especial porque em um único dia, é comemorado o aniversário do patriarca, e também do matrimônio do casal. No dia 22 de dezembro, José Antônio da Silva, mais conhecido como "Zeca", completou  80 anos de vida, e junto com a esposa,  Wilma de Almeida Melo e Silva, comemoraram  58 anos de matrimônio. A festa estava programada para o dia 25 de dezembro, mas o patriarca da família cancelou o evento. 

Em função do aniversário octogenário e da dupla comemoração, este ano de 2020 foi muito esperado por toda a prole composta pelos dez filhos, 20 netos e um bisneto. Nos primeiros meses do ano, a  movimentação dessa numerosa família para organizar a festa foi intensa: encomendar doces, salgados, bolo comemorativo e homenagens. Estava previsto até uma apresentação teatral e um cordel contando a história de amor de quase seis décadas desse casal. Alias, somando os anos de namoro e noivado, Zeca e Wilma estão juntos há 62 anos. 


O casal e a filha que mora com eles na zona rural de Arapiraca

O casal e a filha que mora com eles na zona rural de Arapiraca 

Mas em março a pandemia assustou a todos e o isolamento do clã foi necessário para preservar a vida do patriarca, da matriarca e de uma das filhas mais velhas do casal que mora com eles em uma chácara localizada na comunidade Varginhas, zona rural de Arapiraca.  

"Desde março até setembro as visitas lá na chácara aconteciam de uma família por vez,  e colocávamos ainda uma divisória de madeira que impedia a passagem para o outro lado, evitando o contato direto com eles", informou um dos filhos do casal.

Mas no final de setembro quando os casos de contaminados e óbitos em Alagoas começaram a reduzir, as visitas voltaram a acontecer ao redor da mesa onde sempre há muita comilança e longas histórias contadas pelo patriarca. Lembrando que o uso de máscara e a higienização com álcool é obrigatório para quem frequenta o local.

Foto registrada antes da pandemia 

Os números apontavam que a pandemia estava dando uma trégua e os preparativos para a festa do octogenário da família voltaram a ser organizados. O bolo com a temática dos noivos já estava pago e os doces e salgados encomendados. Tudo já estava novamente encaminhado para a realização da comemoração.   

" Todos nós estávamos muito animados, o vô Zeca e a vô Wilma têm o espírito jovem, estão sempre sorrindo e brincando um com outro. As receitas da vó são sempre compartilhadas com toda a família, e o vô Zeca adora contar as histórias de vida dele, sempre com um conselho no final de cada experiência vivida ao longo dos 80 anos", afirmou uma dos netos.  

Mas no final de novembro, após assistir aos telejornais que noticiavam uma segunda onda da covid-19, o patriarca da família chamou a sua esposa e tomou uma decisão: cancelar a comemoração.

"Ele falou  que não iria ficar tranquilo reunindo cerca de 60 pessoas, entre filhos, netos e genros, aqui na chácara e correr o risco de alguém sair contaminado. Além disso, o Zeca disse que não se sentiria bem fazendo a festa e sabendo que muitas pessoas estão morrendo em consequência da covid-19", revelou a esposa.


Foto registrada antes da pandemia

No dia seguinte, o patriarca da família ligou  para cada um dos dez filhos informando o cancelamento da festa e afirmou que quando tudo isso passar, eles iriam se reunir novamente para celebrar com alegria e com alívio no coração.

"A gente sempre teve muita preocupação com a saúde deles durante esse período de pandemia. Papai fez 80 anos e a mamãe que tem 75 anos, é cardiopata e tem pressão alta. Mas papai deu um grande lição a todos nós sobre amor ao próximo e conscientização da gravidade dessa doença", pontuou um dos filhos do casal.


Como o bolo dos "noivos" encomendado e pago, os filhos resolveram registrar esse momento com uma foto individual de cada núcleo familiar. O bolo será entregue na noite de natal, então cada filho com seu cônjuge e filhos, vai em horários diferentes durante a quinta-feira (24) e sexta-feira (25) fazer a foto para não aglomerar e deixar registrado esse momento. 

"Queríamos comemorar nos abraçando, todos juntos e misturados como sempre fazemos. Mas o momento pede cuidados especiais, principalmente para eles que conseguiram atravessar essa pandemia e podem celebrar, mesmo sem festa, uma data tão especial", finalizou Rosane Mary, a primogênita da família.