Saúde

[Vídeo] Veterinário chama atenção para cuidados com os animais de estimação na ceia de Natal

Pratos da ceia natalina podem fazer mal aos pets

Por 7Segundos 24/12/2020 14h02
[Vídeo] Veterinário chama atenção para cuidados com os animais de estimação na ceia de Natal
Médico veterinário João Paulo faz alerta para alimentos da ceia que não podem ser consumidos pelos pets - Foto: Janio Barbosa/ 7Segundos

Para muitas famílias, Natal é sinônimo de mesa farta, algumas vezes com pratos que não fazem parte do dia a dia. Mas se a ceia pode provocar indigestão em humanos, pode trazer consequências ainda mais graves para os animais de estimação.

O médico veterinário João Paulo faz um alerta para quem tem cães e gatos e vai promover uma ceia de Natal em casa: aquele pedaço de carne ou do acompanhando da refeição pode causar problemas graves aos bichinhos.

“Seu pet está acostumado apenas com ração. Se ele come um pedaço de carne com osso, ele pode engasgar e ter uma perfuração no esôfago ou no estômago. Pode ser que dê trabalho para sair e que precise até de cirurgia”, explicou o especialista.


De acordo com ele, é comum também que quando alimentados com comidas que não estão acostumados, cães e gatos podem ter intoxicação alimentar. Nestes casos, o pet precisa ser levado ao pronto-socorro veterinário para ser tratado.

“Avisa ao pessoal que vem participar da ceia que não pode dar nada de diferente para o cãozinho ou para o gato comer, porque pode acarretar uma série de complicações”, ressaltou.