Arapiraca

[Vídeo] Ambulantes irregulares aproveitam falta de fiscalização e instalam feira livre no Centro

Dentre os produtos mais encontrados estão frutas, lanches, perfumes, acessórios para celular e até roupas

Por 7 Segundos 23/12/2020 18h06 - Atualizado em 23/12/2020 18h06
[Vídeo] Ambulantes irregulares aproveitam falta de fiscalização e instalam feira livre no Centro
Dentre os produtos mais comercializados estão lanches, frutas, perfumes, e até roupas - Foto: Reprodução/Youtube

Natal é época de comprar para alguns, mas para outros é o momento ideal para ganhar um dinheirinho extra e complementar a renda familiar. Pensando nisso, ambulantes sem cadastro junto ao Município aproveitam a falta de fiscalização e se instalam no local, promovendo uma verdadeira feira livre.

Na praça Bom Conselho, no centro de Arapiraca, por exemplo, dezenas de ambulantes estão trabalhando neste momento, vendendo frutas, brinquedos, perfumes, acessórios para celular e até roupas.

A presença dos ambulantes irregulares no local divide opiniões. Há quem defenda a permanência deles e quem critique por deixar o centro feio e atrapalhar os comerciantes.

Para a dona de casa Ivana Albuquerque, de 55 anos, toda forma de trabalho digno deve ser celebrada. "Os ambulantes só estão aqui no centro porque precisam do pão de cada dia. A gente não pode criticar o trabalho deles e depois reclamar do aumento da criminalidade, pois a falta de oportunidade é um dos fatores que mais interfere nisso", disse ela.

Por outro lado, os comerciantes locais reclamam que a presença dos ambulantes atrapalha o movimento nas lojas.

"Diferente dos ambulantes irregulares, nós, lojistas, pagamos taxas absurdas para poder manter nosso comércio aberto. No centro nós acabamos disputando clientes com quem não paga esses impostos e podem colocar os preços mais baixos. Sem contar que é tanta gente vendendo e gritando na rua que acaba impedindo os clientes de entrarem nos estabelecimentos", reclamou um microempresário local, que preferiu ter a identidade preservada.

Para os lojistas, o que mais aborrece é a falta de fiscalização por parte da prefeitura. "Depois que o comércio foi reaberto, a gente só via os fiscais uma vez ou outra, mas como era ano de eleição, não podiam autuar ou apreender a mercadoria de ninguém para não ficar feio pra gestão", continuou.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), responsável pela organização dos ambulantes e do centro da cidade, mas até o final desta reportagem, não obtivemos resposta.

Associação dos Ambulantes

Em setembro deste ano, o Portal 7 Segundos entrevistou a presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes Livres de Arapiraca (Aval), Roberta Leane, que ratificou o aumento no número de profissionais atuando durante a pandemia.

"Muitas pessoas ficaram desempregadas e não viram outra saída a não ser trabalhar como ambulantes. Eles nos procuraram para poder se associar, mas como não tinha como realizar o cadastro junto à prefeitura, a gente recomendou que essas pessoas trabalhassem mesmo assim, porque é uma questão de sobrevivência", disse a presidente da Aval.

Apesar da constante rixa entre comerciantes do centro e ambulantes, a representante da categoria diz que há espaço para todos.

"Ninguém vai para a rua, passar o dia inteiro debaixo do sol quente vendendo banana, ou alguma outra coisa, simplesmente porque acha bonito. Só faz isso quem realmente precisa. Por isso, lutamos, brigamos, fizemos manifestação nas ruas. O poder público precisa dar assistência a essas pessoas que querem trabalhar de maneira honesta e legalizada. Nós temos um Centro amplo, então vamos distribuir esses trabalhadores", declarou Roberta.