Saúde

Médicos paralisam atendimento na Casa Maternal de Traipu por atraso no pagamento dos salários

Secretário Municipal de Saúde nega atraso e diz que paralisação tem outra motivação

Por 7Segundos 23/12/2020 11h11 - Atualizado em 23/12/2020 12h12
Médicos paralisam atendimento na Casa Maternal de Traipu por atraso no pagamento dos salários
Traipu, no Agreste de Alagoas - Foto: Reprodução

Quem procurar atendimento no Centro de Saúde e Casa Maternal Nossa Senhora do Ó, no município de Traipu, no Agreste alagoano, pode ficar sem atendimento médico. Os médicos plantonistas decidiram realizar uma paralisação em função do atraso no pagamento do salário.

A unidade hospitalar do município é a única referência para atendimento à gestantes em trabalho de parto, e o atendimento clinico em geral. A paralisação da classe médica pode causar um 'caos' nesse período de festividades de fim de ano.

Se a situação não fora resolvida, os pacientes que precisaram de atendimento em Traipu, provavelmente, terão que se deslocar até outro município, Culturalmente, nesse período de final de ano, o número de profissionais especializados em unidades hospitalares é reduzido e muitas vezes, inexistente.

Mas não são somente os médicos de Traipu que reclamam do atraso do pagamento referente ao mês de novembro. Outros profissionais estão cobrando seus proventos através das redes sociais.

O Portal 7Segundos entrou em contato com o secretário municipal de Saúde de Traipu, Ítalo Max de Souza, que negou o atraso no pagamento dos salários.

O secretário explicou que o pagamento dos salários dos médicos relativo ao mês de novembro está em dia. Tanto dos profissionais que trabalham no Programa de Saúde da Família (PSF) e dos plantonistas da Casa Maternal está em dia.

Ítalo Max explicou que a paralisação é em função de uma reivindicação da categoria que não foi atendida. O secretário revelou que os médicos solicitaram o pagamento adiantado dos plantões de dezembro.

"Nós consultamos o jurídico e foi orientado que não realizasse esse pagamento de forma adiantada. A proposta que nós fizemos é que eles a cada semana trabalhada, eles enviavam a escala, e realizaríamos o pagamento. Mas a negociação não avançou", explicou o secretário.

Na tarde desta quarta-feira (23) o secretário municipal de Saúde terá uma reunião com o promotor Lucas Mascarenhas para definir a situação com a classe médica.

Em relação aos outros profissionais da saúde contratados que também reivindicam o pagamento dos salários de novembro, o secretário afirmou que quem comprovou a carga horária trabalhada já recebeu o pagamento no último dia 10.

" Ontem realizamos o restante do pagamento de uma pequena parte de funcionários que estava pendente", finalizou.