Arapiraca

[Vídeo] "Pelo amor de Deus, salvem o meu filho", apela pai de bebê que precisa ser transferido para Maceió

João Arthur tem três meses e nasceu com uma doença que afeta pulmão e intestino

Por 7Segundos 22/12/2020 10h10 - Atualizado em 22/12/2020 14h02
[Vídeo] 'Pelo amor de Deus, salvem o meu filho', apela pai de bebê que precisa ser transferido para Maceió
João Arthur nasceu com Fibrose Cística - Foto: Arquivo pessoal

Os pais do pequeno João Arthur Barbosa Santana, de três meses de vida, fazem um apelo desesperado às autoridades de saúde do estado com o objetivo de conseguir urgentemente uma vaga em uma UTI pediátrica na capital. O filho deles nasceu com uma doença congênita e precisa de um tratamento especializado que não é disponibilizado no Hospital Regional de Arapiraca onde  o bebê está internado desde que nasceu.

Em entrevista ao Portal 7Segundos, o pai do bebê, João Santana de Souza Neto e a mãe Andressa Barbosa Teles, ambos de 23 anos, que moram no bairro Planalto, em Arapiraca, afirmaram que esse é o primeiro filho do casal, e a gravidez foi bastante desejada. Mas assim que o bebê nasceu, em setembro deste ano, perceberam que algo não estava bem: o bebê não chorou, apresentou problemas respiratórios e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


"Desde o primeiro dia que nasceu o João Arthur não saiu do hospital. Foram muitos exames e acompanhamento médico até descobrir que o meu filho nasceu com Fibrose Cística - uma doença congênita que prejudica o sistema respiratório e digestivo" , explicou o pai.

João Santana que é vendedor de consórcio de motocicleta, e a esposa, que é dona de casa, estão muito abalados porque o filho deles precisa de tratamento em uma UTI pediátrica que tenham médicos especializados em gastropediatria e cirurgia pediátrica.

"Nos últimos dias ele tá mais fragilizado e a gente teme receber a notícia que ele não resistiu. É o nosso primeiro filho, e a gente sabe que se ele for transferido para um hospital especializado na capital, as chances de sobrevivência aumentam muito", relatou emocionado.

Bebê nasceu com Fibrose Cística


De acordo com os pais de João Arthur, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o Hospital Veredas, também na capital, disponibilizam esse tipo de atendimento especializado para recém-nascidos. Mas a transferência ainda não aconteceu aumentando a angústia de toda a família. 

"É muito difícil, eu não estou conseguindo trabalhar direito e minha esposa está emocionalmente muito abalada com tudo isso que nosso filho sofrendo e a gente não pode fazer nada", desabafou.  

A assessoria de comunicação do Hospital Regional de Arapiraca informou que tem articulado a transferência do bebê para uma unidade hospitalar da capital mas não há vaga disponível.

João Santana disse que a cada dia que passa o sofrimento aumenta sabendo que o filho corre contra o tempo para ter uma chance de sobreviver. " Pelo amor de Deus, salvem meu filho", apela desesperado o pai.