Brasil

Prefeito Marcelo Crivella é preso em operação no Rio de Janeiro

Por JMOnline 22/12/2020 06h06
Prefeito Marcelo Crivella é preso em operação no Rio de Janeiro
Prefeito Marcelo Crivella é preso em operação no Rio de Janeiro - Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

Operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro prendeu o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) nesta manhã (22). Além dele, o empresário Rafael Alves e o delegado Fernando Moraes também foram presos. O ex-senador Eduardo Lopes também é alvo da operação, mas não foi encontrado em casa. A ação é um desdobramento da Operação Hades, que investiga propinas na prefeitura da capital fluminense.

A investigação teve início em 2018, tendo como base a delação do doleiro Sergio Mizrahy. Ele admitiu ser responsável por lavar dinheiro da organização criminosa que atuava dentro da prefeitura do Rio. Segundo o delator, o chefe desta organização seria o empresário Rafael Alves, que não tinha nenhum cargo na prefeitura, mas atuava na Cidade das Artes, em sala ao lado do irmão, Marcelo Alves, que foi presidente da Riotur.

Rafael Alves teria dito que fez o irmão presidente da Riotur e que tinha "a caneta", afirmando que as ordens na prefeitura do Rio eram dele para nomear quem quisesse para cargos e escolher empresas que fariam contratos com a administração municipal. Seria essa influência a base da propina e extorsão de empresários interessados em fazer contratos com com a prefeitura do Rio.

Os mandados são cumpridos pela Coordenadoria de Investigação de Agentes com Foro (CIAF) da Polícia Civil e do Geocrim, do MP-RJ. A decisão é da desembargadora Rosa Helena Penna Macedo Guita.

As investigações apontam que empresas interessadas em contratos com a prefeitura ou que tinham dinheiro para receber do município pagavam Rafael Alves. Em troca, o empresário facilitaria a assinatura de contratos e pagamento das dúvidas.

Durante a operação, buscas aconteceram também no Porto do Frade, em Angra dos Reis, onde uma lancha de 77 pés de Rafael Alves foi apreendida.

Eduardo Lopes foi senador do Rio pelo Republicanos, ao herdar o cargo de Crivella, e foi secretário de Pecuária, Pesca e Abastecimento do governador afastado Wilson Witzel.

*Com informações do G1 Rio de Janeiro