Política

Renan Filho anuncia leilão da distribuição de água no Interior para garantir menor tarifa ao consumidor

Em coletiva, governador afirmou que leilão de serviço deve acontecer no primeiro semestre de 21

Por 7Segundos 21/12/2020 11h11 - Atualizado em 21/12/2020 11h11
Renan Filho anuncia leilão da distribuição de água no Interior para garantir menor tarifa ao consumidor
Governador Renan Filho anuncia leilão do serviço de distribuição de água no Inrterior - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

O governador Renan Filho (MDB) anunciou agora há pouco que até o final do primeiro semestre de 2021 deverá leiloar o serviço de distribuição de água no interior, atualmente executado pela Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal). Em entrevista coletiva, ele explicou que a decisão visa aumentar os investimentos e reduzir as tarifas.

"Vai ganhar a empresa que cobrar a menor tarifa do cidadão de Arapiraca e que garantir o maior investimento. Vamos falar a verdade: qual o maior problema da Casal em Arapiraca? Falta de investimento. Casal não faz investimento, ela não gera recurso, ela cobra a conta e não dá retorno para a população", declarou.

No último dia 18, Renan Filho assinou contrato com a empresa BRK Ambiental, que ficará responsável pelo serviço de distribuição de água e esgoto em Maceió e mais 13 cidades que fazem parte da região metropolitana. A área ficou conhecida como Lote A. Os lotes B (Agreste) e C (Sertão) já tiveram os leilões aprovados pela Assembleia Legislativa.

Em entrevista coletiva que está acontecendo na manhã desta segunda (21) no Museu do Palácio Floriano Peixoto, o governador explicou que a concessão do serviço não vai levar à extinção da empresa pública, que, de acordo com ele, permanecerá responsável pelo serviço de captação e tratamento de água.

"A Casal precisa se modernizar. Ela precisa ficar onde ela sabe trabalhar, que é na captação e tratamento de água. A distribuição para a casa do cidadão, quem tem que fazer é alguém que tenha mais eficiência, cobrando menos", disse.

Renan Filho demonstrou ainda que os problemas de abastecimento no interior se devem à falta de investimento da Companhia na distribuição da água, problema que ele espera ver resolvido com a concessão do serviço. "Aquela adutora que tira água do São Francisco e leva para Arapiraca tem oferta muito superior do que a cidade precisa. Por que a água não chega às casas das pessoas? Justamente porque falta à Casal capacidade de investimento para levar água às casas", ressaltou.