Covid -19

Aglomerações em filas de agências bancárias voltam a ficar descontroladas em Arapiraca

Com o passar dos meses, tanto usuários quanto agências relaxaram os cuidados básicos

Por 7 Segundos 21/12/2020 18h06 - Atualizado em 21/12/2020 18h06
Aglomerações em filas de agências bancárias voltam a ficar descontroladas em Arapiraca
Segundo Federação dos Bancários, o problema se estende em todo território nacional - Foto: 7 Segundos

No início da pandemia, uma grande movimentação foi feita pelo poder público, tanto municipal como estadual, para que as instituições financeiras fossem responsabilizadas pelo controle de filas e acesso nas agências bancárias de Arapiraca.

Muitas se comprometeram a organizar o fluxo de pessoas. Algumas chegaram a colocar até tendas para proteger os usuários do sol.

Repetindo um comportamento social, com o passar dos meses, tanto usuários quanto agências relaxaram os cuidados básicos e as filas voltaram a ficar desorganizadas, sem distanciamento e quilométricas.

O Portal 7 Segundos esteve em uma agência da Caixa Econômica, localizada na avenida Rio Branco, e constatou, de perto, a realidade de centenas de pessoas que são obrigadas a irem até o local para receber o Auxílio Emergencial, Bolsa Família e outros programas assistenciais do governo.

Quem precisa de atendimento precisa chegar cedo e se sujeitar a ser infectado pelo coronavírus, já que não há barreiras para contaminação.

Ao perceber o tamanho da fila, a dona de casa Carmen Oliveira preferiu não se arriscar. "Já é o quarto dia que eu venho aqui para tentar resolver pendências no banco, mas a fila é tão grande e desorganizada que eu tenho medo de ficar. Me preocupo não só comigo, mas também com meus pais, que são do grupo de risco", lamentou ela.

Em Maceió o problema também persiste. O relações públicas João Paulo Rocha precisou enfrentar duas filas para conseguir uma simples informação.

"Chegando na porta giratória, o segurança me pediu para pegar uma ficha no estacionamento. Vim 'de boa' pegar a tal ficha e descobri que precisava passar por duas filhas. Tudo isso para conseguir uma informação simples", desabafou.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal e foi informado que a instituição financeira realiza a triagem das filas na agência e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento. Ainda segundo nota da CEF, para evitar filas desnecessárias, a orientação é a utilização do aplicativo Caixa Tem, além dos canais alternativos, como loterias e correspondentes bancários.

Confira a nota da Caixa na íntegra:

A CAIXA informa que realiza a triagem das filas na agência e a recepção qualificada dos clientes durante todo o horário de funcionamento, bem como também possui recepcionistas que conduzem a organização das filas, de forma a garantir o devido afastamento entre as pessoas. Reforçamos que não é preciso madrugar nas filas e esclarecemos que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia. Elas recebem senhas e, mesmo com as unidades fechando às 13h, o atendimento continua até o último cliente.

O banco permanece realizando ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários. Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências em alguns sábados.

Todas as unidades da CAIXA seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas.

A CAIXA orienta ao uso do aplicativo CAIXA Tem e aos canais alternativos, loterias e correspondentes bancários, para os clientes que já podem sacar ou transferir o crédito do Auxílio Emergencial ou do Saque Emergencial do FGTS.

Brasil inteiro sofre com filas

Segundo a Caixa, em dezembro, 15,8 milhões de pessoas em todo o Brasil estão elegíveis para receber o auxílio emergencial. Só nesta quinta-feira (17), o governo federal liberou pagamento para 8,3 milhões de beneficiários.

A situação piora em algumas outras cidades brasileiras, que também disponibilizam programas assistenciais municipais, como é o caso de São Paulo, que faz o pagamento do Renda Básica Emergencial, concedido pela prefeitura.

Em nota, a presidência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), se mostrou preocupada com o volume de pessoas que procuram as agências todos os dias.

“As pessoas vão às agências, por exemplo, para realizar os saques pela manhã, de acordo com o calendário, e o dinheiro não está disponível. Isso gera muitos transtornos, acumula atendimentos à tarde e aumenta o tempo de espera nas filas”, explica a diretora da Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal em São Paulo (ApcefSP), Vivian de Sá. “Mais uma vez, a falta de planejamento e as trapalhadas do governo são responsáveis pelas filas. É muito assustador ver a quantidade de mulheres com crianças no meio da aglomeração, em plena pandemia, colocando a vida em risco”, acrescenta.