Educação

'Retalhos da Pandemia': professores montam colcha gigante com memórias e sentimentos de 2020

Relatos de profissionais da rede pública de Educação de Blumenau (SC) virou obra que será exibida na volta às aulas presenciais

Por G1 SC 17/12/2020 13h01
'Retalhos da Pandemia': professores montam colcha gigante com memórias e sentimentos de 2020
Colcha traz mensagens sobre 2020 - Foto: NSC TV/ Reprodução

Um projeto pedagógico de Blumenau, em Santa Catarina, no Vale do Itajaí, resultou em uma colcha de retalhos de 184 m² com mensagens de esperança em meio à pandemia. Os relatos foram feitos por professores e outros profissionais da rede pública municipal de educação. A colcha tem 2.044 retalhos de 30 centímetros cada. Os alunos também participaram do projeto montando um relicário.

O trabalho seria exposto a partir de quarta-feira (16) numa das laterais da Vila Germânica, mas o tempo chuvoso não ajudou. Então, por enquanto, ela vai ficar na Secretaria de Educação de Blumenau e, depois, será mostrada em 2021, no próximo ano letivo.

O projeto "Colecionando memórias e afeto", desenvolvido pela Secretaria de Educação de Blumenau, incentivou alunos e professores a participarem do projeto. A iniciativa teve início em agosto deste ano.

O objetivo era que através de pinturas, colagens e palavras, as crianças, familiares e os profissionais da educação mostrassem as expectativas, medos e lembranças deste ano de 2020.

Segundo a secretária de Educação do município, Patrícia Luerders, a obra é um grande relicário que guarda memórias e sentimentos.

"O resultado do projeto foi uma grande obra coletiva que demonstra os sentimentos de todos os envolvidos durante este período da pandemia. A esperança para aguardar a normalidade da vida e a ressignificação de valores e dos cuidados com os próximos e também com as nossas crianças."

Os autores da peça, estudantes e professores, poderão ver o resultado final do projeto em 2021.

"Na abertura do ano letivo, nós vamos estar expondo esse maravilhoso trabalho feito por toda a rede de ensino de Blumenau", disse a secretária.