Serviços

Pioneiro em Equoterapia no interior do estado, Complexo Multidisciplinar atende 53 municípios da região

Atualmente mais de 2 mil famílias são assistidas em 53 municípios

Por 7Segundos 17/12/2020 13h01
Pioneiro em Equoterapia no interior do estado, Complexo Multidisciplinar atende 53 municípios da região
Pioneiro em Equoterapia no interior do estado, Complexo Multidisciplinar atende 53 municípios da região - Foto: Assessoria

Em entrevista ao Programa 7 em Destaque, Michel Freire que é gerente geral do Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire falou de como esta unidade de saúde tem contribuído para reabilitar a saúde física e intelectual de milhares de pacientes dos 53 municípios atendidos pela instituição.

Michel Freire contou que o projeto, iniciado pelo seu pai, o deputado estadual Tarcizo Freire, foi motivado por uma experiência na própria família há 14 anos.

"Meu primo precisava fazer fisioterapia e meu pai era quem levava ele para Maceió toda semana. Então meu pai, então vereador na época, e começou a pensar em fazer algo para as pessoas que não tinha condições de realizar esse deslocamento para a capital. Foi assim que surgiu o complexo multidisciplinar", relatou. 

Michel Freire falou que em 2006 foi inaugurado o Complexo de Equoterapia com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacionais, psicólogo e um equitador. No início começamos com 34 famílias assistidas.

O projeto foi avançando e após o serviço de Equoterapia, foi inaugurado os ambulatório de fisioterapia, depois a hidroginástica com piscina semi olímpica e pilates

Márcio Freire disse que em dezembro de 2016 os serviços do Complexo Multidisciplinar foram ampliados após o incentivo financeiro oriundo do Ministério da Saúde para instituições que realizam a atenção especializada. O Complexo Multidisciplinar foi habilitado como Centro Especializado em Reabilitação II. (CER II)

"Esse incentivo permitiu que atualmente a gente possa oferecer atendimento a mais de 2 mil famílias de todo o interior do estado.

O Complexo Multidisciplinar ampliou os serviços para os bairros com o Anexo II, localizado no bairro Brasília; e dois projetos de ampliação com o Anexo III, no bairro Primavera, e o Anexo IV, em Olho D'Água das Flores, no Sertão alagoano.

Com esse serviço no interior de Alagoas, o Complexo Multidisciplinar promove 89 empregos diretos. Além disso os familiares dos pacientes assistidos, especialmente as mães, vendem lanches, cosméticos, produtos de limpeza, dentre outros itens para ajudar na renda familiar.